• 5 de dezembro de 2020

MAIS DE 3,3 MIL ESCRITURAS | Bolsonaro entrega títulos de propriedade rural em Goiás junto com Ronaldo Caiado

Em sua décima visita ao estado de Goiás, o presidente Jair Bolsonaro e o governador Ronaldo Caiado entregaram 3.305 títulos de propriedade rural a agricultores de assentamentos. Essa foi a maior transferência de documentação de posse de terra já promovida pelo Poder Público. A medida beneficia 57 assentamentos rurais localizados em 31 municípios goianos e do Entorno do DF.

Veja também

DE OLHO NO ENTORNO | Balanço das eleições municipais 2020

“No pensamento e no coração, estou 24 horas por dia em Goiás”, disse o líder do Executivo Federal durante evento, realizado nesta quarta-feira (18/11), em Flores de Goiás.

“Em 23 anos anteriores, 1.660 títulos foram entregues. Nesse período curto que está no governo, vossa excelência já entregou mais de 3 mil títulos em Goiás”, pontuou Caiado. “Quando a corrupção não prevalece, o dinheiro público se multiplica”, destacou. O presidente, por sua vez, fez elogios à gestão estadual. “Ele consegue muita coisa para o bem do seu povo. Esse é o trabalho de um governador”, afirmou.

A parceria entre governos federal e estadual foi tema nos dois discursos. Mas novas demandas foram apresentadas e já seguem curso para se tornar realidade, como o pedido de Caiado para a construção de 15 pontes na região com o intuito de facilitar o acesso às rodovias estaduais e à cidade de Formosa.

“Precisaríamos de pelo menos 200 pontes”, acrescentou o governador, ao pontuar a vocação agropecuária do Estado e a importância de se acelerar o escoamento da produção. “Junto com a bancada de vocês, Ramos [Luiz Eduardo, ministro da Secretaria de Governo] vai trazer recursos para fazer essas pontes em Goiás”, sinalizou o presidente da República, que esteve acompanhado no evento de vários representantes do seu primeiro escalão.

Leia também  OBRA CONCLUÍDA | Presídio de Águas Lindas é entregue por Caiado após ter sido abandonado na gestão passada

Regularização

Dos 3.305 títulos entregues, 1.480 são permanentes, ou seja, escrituras. Os outros 1.825 contemplam os beneficiários com concessões temporárias, mas que, segundo a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, se tornarão definitivos em breve. “Podem escrever essa promessa”, assegurou. “Vamos dar também assistência técnica para que vocês possam produzir, ter renda, eliminar o intermediário, chegar lá na ponta e receber o fruto do suor do trabalho de vocês”, acrescentou a titular do Mapa.

Os contemplados com os títulos de propriedade rural integram o Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). É o caso de Josenaldo Nunes Lacerda, de 55 anos. Há quase uma década, ele e a família – esposa e dois filhos – vivem no assentamento Silvio Rodrigues, em Alto Paraíso de Goiás, e produzem mandioca e banana. Hoje, realizaram o maior sonho. “Foram nove anos de muito trabalho e luta para conseguir o nosso pedaço de terra. Agora, teremos mais segurança e tranquilidade”, celebrou o produtor rural.

Leia também  VALPARAÍSO DE GOIÁS | Programa Municipal de cirurgia de Catarata segue fazendo a diferença na vida das pessoas

A exemplo de Josenaldo, a ação desta quarta-feira alcançará centenas de famílias. A solenidade foi realizada no Projeto de Assentamento Bom Sucesso. “Vocês lutaram por isso, passaram por momentos difíceis no passado, foram usados politicamente por muita gente e viram depois que tinham como atingir os seus objetivos”, ressaltou Bolsonaro enquanto falava aos contemplados pelo PNRA. Na mesma linha de dar atenção prioritária às demandas da população mais vulnerável, o governador também destacou o trabalho que tem feito nos municípios do Estado que apresentam o maior Índice Multidimensional de Carência das Famílias (IMCF), com incentivos fiscais e recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).

Mais benefícios

Ainda no evento, Bolsonaro e Caiado assinaram ordem de serviço, no valor de R$ 2,85 milhões, para iniciar o cronograma de melhoria de trafegabilidade dos projetos de assentamento localizados nos municípios de Flores de Goiás e São João D’Aliança. A ação é fruto de parceria entre a União, por meio do Incra, e o Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

“O governador pediu, no começo do ano, e já estão aqui recursos para as estradas vicinais, com o objetivo de escoar a produção”, assinalou a ministra Tereza Cristina.

Houve ainda o lançamento do projeto Produzir Brasil, que prevê o atendimento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Estado, com a expectativa de atender cerca de 4 mil famílias goianas. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Leia também  PARCERIA FORTE | “Bolsonaro é o presidente que mais investe em Goiás desde JK”, diz Caiado ao entregar trecho da BR-050 (Catalão)

Por fim, o assentamento Bom Sucesso recebeu, oficialmente, o projeto Wi-Fi na Praça. Trata-se da instalação de torre na área comunitária, o que permite acesso gratuito e ilimitado à internet por meio de antena satelital, implantada pela Telebras em praças públicas de comunidades com baixa ou nenhuma conexão.

De acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, já são 12,5 mil pontos no Brasil, 145 apenas em Goiás. “Eu assumi com 43 milhões de pessoas sem internet e vou entregar o Brasil com internet para a população”, prometeu Faria. Goiás é o sexto Estado a receber o projeto. Nessa ação, a previsão é beneficiar 84 famílias, o equivalente a mais de 350 pessoas da região.

(Secom – Governo de Goiás)

Foto: Júnior Guimarães

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

NA MIRA DOS CACIQUES | Bolsonaro recebe convite para se filiar ao PL e vem sendo assediado por partidos do Centrão

Read Next

MANUTENÇÃO PREVENTIVA | Caesb fará a substituição de ramais de água em todo o DF