• 19 de abril de 2021

MANUTENÇÃO PREVENTIVA | Caesb fará a substituição de ramais de água em todo o DF

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) deu início, nesta quarta-feira (18), à implementação do Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais. O objetivo é melhorar as redes e os ramais de distribuição de água (instalação que liga a rede geral de água da rua com a rede interna do imóvel) em todo o DF, diminuindo vazamentos e, consequentemente, o índice de perdas da Companhia, o que resultará em maior confiabilidade do sistema.

Veja também

INTERRUPÇÃO CANCELADA | Caesb informa que não irá suspender abastecimento de água em Ceilândia

O projeto prevê a substituição de 20.360 ramais prediais de água até 18 de fevereiro de 2022, mas o contrato permite que esse número chegue a aproximadamente 30 mil. Nessa primeira etapa, que deve durar 30 dias, serão substituídos 165 ramais prediais na QNP 05, em Ceilândia, 157 nas quadras 10 e 12 do Setor Sul do Gama e 487 no condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico. Essas áreas foram escolhidas por apresentarem alta incidência de vazamentos e por terem uma infraestrutura mais antiga.

Leia também  FORTALECER ESTADOS E MUNICÍPIOS | Guedes promete descentralizar recursos da União

Durante o período de execução, além da substituição de ramais, as equipes de manutenção da Caesb farão levantamento de dados, manutenção de redes de água, inspeções e pesquisa de vazamentos. Os serviços externos preveem a recomposição de pavimentação asfáltica e, internamente, nas residências, a Companhia deve realizar a recomposição de calçadas, muretas e paredes onde for realizado o serviço.

Para a execução dos trabalhos, será necessário acessar a residência dos moradores. Para isso, os empregados da Caesb estarão uniformizados e portando crachá de identificação. Em caso de portão fechado, os empregados deixarão um aviso de comparecimento com as devidas instruções de procedimento. Outras informações podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115, Escritório Online no site www.caesb.df.gov.br ou Postos de Atendimento localizados no Na Hora.

Leia também  Hackers roubam dados de passageiros da Latam após falha no sistema de bordo da empresa

O superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-Sul, Mauro Laerte, explica que a Caesb possui em seu estoque o material necessário que será usado durante as obras. Já a mão de obra será executada pelas empresas terceirizadas contratadas pela Companhia. “A implementação adequada e completa dessas melhorias resultará em maior eficiência do sistema. Por isso, a Caesb pede a colaboração de todos os moradores durante o processo”, solicita.

PLANO DISTRITAL DE SANEAMENTO BÁSICO (PDSB)

Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB), elaborado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Caesb e outras empresas do DF, tem como base a Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.

Leia também  SEQUESTRO NO HRT | Mãe denuncia sequestro de bebê em hospital do DF

Uma das afirmações do PDSB é a de que os vazamentos em ramais prediais são os principais responsáveis pelas atuais perdas do sistema. Dessa forma, há a recomendação de uma gestão da infraestrutura, englobando a instalação e manutenção das tubulações, onde os ramais estão incluídos. Eles devem ser padronizados e executados com material de mais qualidade. Em cenários desejáveis de redução do índice de perdas da Caesb, 2% dos ramais prediais devem ser substituídos por ano em locais onde ocorre maior incidência de vazamentos.

(Ascom/Caesb)

Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

MAIS DE 3,3 MIL ESCRITURAS | Bolsonaro entrega títulos de propriedade rural em Goiás junto com Ronaldo Caiado

Read Next

MAIS UMA GOLEADA | São Paulo bate o Flamengo por 3 a 0 e está nas semis da Copa do Brasil