• 16 de outubro de 2025

Governo de Goiás encerra etapa do Agro é Social em Luziânia com mais de 1,4 mil produtores rurais capacitados

A coordenadora do Goiás Social e primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, participou na quarta-feira (15/10) do encerramento do Agro é Social em Luziânia, programa que integra o Governo de Goiás. O evento marcou a segunda e última etapa da Regional Planalto, que, somada à edição de Formosa, capacitou 1.495 goianos, dos quais 1.156 produtores rurais receberam o cartão do Crédito Social.

O investimento total nos 19 municípios da região ultrapassa R$ 5,7 milhões.

Valorização do pequeno produtor rural

“Goiás é um estado que produz mais de 30 milhões de toneladas de grãos. Por que esquecer a agricultura familiar? O pequeno produtor está ali trabalhando todo dia”, destacou Gracinha Caiado, reforçando a importância de apoiar os homens e mulheres do campo que impulsionam a economia goiana.

Ela também comemorou o avanço do programa: “Fico muito alegre em ver tantos produtores recebendo certificação e crédito para que possam comprar insumos e prosperar.”

Desenvolvimento regional e oportunidades

O vice-governador Daniel Vilela lembrou dos avanços conquistados pelo Entorno do Distrito Federal desde 2019 nas áreas de educação, saúde, segurança pública e social. Ele destacou que, com o Agro é Social, os beneficiários agora possuem condições técnicas e financeiras para desenvolver novos negócios e fortalecer a produção local.

Crédito Social e capacitação em Luziânia

Na etapa de Luziânia, 648 pessoas foram capacitadas e 497 receberam cartões do Crédito Social — incentivo de até R$ 5 mil criado pelo Governo de Goiás para fortalecer pequenos empreendimentos rurais e fomentar a economia local.

Entre os cursos ofertados estão bolos caseiros, apicultura, artesanato, avicultura, bovinocultura sustentável, doces artesanais, fruticultura, horticultura, irrigação, panificação, piscicultura, produção de conservas, quitandas e salgados.

A produtora Maria Gorete de Sousa, de 62 anos, celebrou a oportunidade:

“Fiz o curso de bolo e meu plano é aumentar a minha renda. Agora vou comprar os produtos e começar a montar minha cozinha para a produção. Muita gratidão por poder concretizar meu sonho.”

Benefício para dez municípios da Regional Planalto

O encerramento da Regional Planalto contemplou produtores dos municípios de Águas Lindas, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Corumbá, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso.

Parceiro do evento, o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, agradeceu o apoio do Estado:

“O Governo de Goiás cuida do homem do campo, que é quem garante a comida na nossa mesa todos os dias”, afirmou o gestor.

Com informações da Agência Cora de Notícias

Foto: Rômullo Correa/Gov. de Goiás


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

CPMI do INSS vota convocação de Frei Chico e quebra de sigilo de Carlos Lupi nesta quinta-feira (16)

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.