• 19 de abril de 2021

ENTRE AS MELHORES DO PAÍS | Ouvidoria do governo de Goiás realizou mais de 90 mil atendimentos em 2020

Em 2020, foram registrados no Sistema de Ouvidoria do Estado de Goiás 91.701 atendimentos, o maior número desde a criação do sistema e o dobro em relação a 2018. Mesmo com esse aumento, o empenho das ouvidorias e a qualidade no atendimento ao cidadão melhorou significativamente. Por determinação do governador Ronaldo Caiado, o Sistema de Ouvidoria passou, em 2019, por uma remodelagem coordenada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), com a reestruturação das 46 ouvidorias setoriais nos órgãos e entidades públicas estaduais.

Veja também

EM GOIÁS NÃO VAI TER | Caiado não autoriza aumento do ICMS do combustível

Os procedimentos foram alterados, as estruturas físicas e de pessoal reforçadas, os prazos para resposta ao cidadão tiveram que ser reduzidos e a qualidade e resolutividade das respostas melhoradas. Como resultado, mesmo com o aumento de 64% no número de manifestações, o prazo médio para responder às solicitações apresentadas pela população foi reduzido de 14 dias em 2018, para sete dias em 2020, um dos melhores índices das ouvidorias públicas do País.

Leia também  GUINESS BOOK | Brasileiro está perto de conquistar recorde mundial

Diante do cenário da pandemia, os principais canais utilizados pela população para entrar em contato com os órgãos do Governo de Goiás foram a internet, por meio do endereço www.ouvidoria.go.gov.br (76%), o Vapt Vupt Digital (10%) e o telefone 0800 000 0333 (8%). No Sistema de Ouvidoria do Estado, o usuário pode fazer denúncia, solicitação, reclamação, elogio, comunicação ou pedido de informação, respaldado pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

Leia também  MULTA DE R$ 20 MIL | GDF proíbe festas durante o carnaval e cria força-tarefa para atuar na fiscalização

Os dez órgãos mais demandados pelos cidadãos em 2020 representaram 90% do total de manifestações. Foram eles: Secretaria de Educação (17.078 manifestações), Secretaria de Segurança Pública (9.439), Detran (6.752), Ipasgo (5.813), Saneago (3.500), Agência Goiana de Regulação – AGR (3.320), Secretaria de Economia (2.587), Secretaria de Administração (2.202), Secretaria da Saúde (1.431) e Universidade Estadual de Goiás – UEG (1.125).

Outro fator que demonstra o uso consciente da ferramenta é o aumento da participação do cidadão na pesquisa de satisfação realizada após a manifestação ser concluída pela ouvidoria demandada. A participação dos usuários nas respostas à pesquisa de satisfação também mostrou que 68% deles recomendaria o serviço de ouvidoria do Estado.

No dia 16 de março, comemora-se o Dia do Ouvidor. Segundo o ouvidor-geral do Estado e superintendente de Participação Cidadã da CGE, Danilo Carvalho, “a participação cidadã na administração pública tem crescido, e o usuário de serviços públicos tem se despertado para esse exercício de cidadania. “As ouvidorias realizam essa aproximação, na qual a administração pública oferece os serviços e o usuário aponta os desvios e os acertos. O cidadão fala o que mais precisa e o governo promove políticas efetivas, a partir dessas manifestações, para entregar aos goianos uma administração transparente e eficiente, como determina o governador”, ressaltou.

Leia também  PISTA EXCLUSIVA 24 HORAS | A partir desta quarta (2), Eixo Monumental passa a ter faixa prioritária para ônibus, táxis, vans e veículos escolares nos dois sentidos

Serviço: Contatos da Ouvidoria do Estado de Goiás

Site: www.ouvidoria.go.gov.br

Telefone: 0800 000 0333

WhatsApp: 62 98324-0021

(Portal do Governo de Goiás)

Foto: Divulgação/Governo de Goiás

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

ATÉ AMANHÃ (16) | Detran-DF recebe inscrições para participar do programa de Habilitação Social

Read Next

O QUARTO MINISTRO | Bolsonaro nomeia o médico paraibano Marcelo Queiroga para o lugar de Pazuello no MS