• 5 de novembro de 2026

Gabrielzinho, dono de cinco ouros paralímpicos, fará palestra em Brasília nesta sexta (6)

Um dos maiores nomes da natação paralímpica brasileira, Gabriel Geraldo dos Santos, o Gabrielzinho, estará em Brasília nesta sexta-feira (6) para compartilhar sua trajetória de superação, conquistas e desafios no esporte de alto rendimento. O nadador, que acumula cinco medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos, participa de uma palestra a partir das 15h, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB).

A participação acontece durante o Summit do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, que reúne atletas e representantes do esporte para debater o desenvolvimento, o legado e as oportunidades do movimento paralímpico brasileiro.

Gabrielzinho será um dos destaques do painel “Além do Pódio: a jornada do atleta paralímpico, legado e novas oportunidades”. O encontro também contará com a participação de Daniel Dias, outro ícone da natação paralímpica nacional, e de Ercileide Laurinda.

Seis medalhas paralímpicas

Aos olhos do público, Gabrielzinho é sinônimo de talento e conquistas. O nadador brasileiro já soma seis medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo cinco de ouro e uma de prata, consolidando seu nome entre os principais representantes da modalidade.

Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, realizados em 2021, conquistou duas medalhas de ouro, nos 50 metros costas e 200 metros livre, além da prata nos 100 metros costas.

Três anos depois, em Paris 2024, ampliou sua coleção de títulos ao conquistar mais três ouros, nas provas dos 50 metros costas, 100 metros costas e 200 metros livre.

Com os resultados, tornou-se bicampeão paralímpico nos 50 metros costas e nos 200 metros livre.

Nadador conquistou 11 medalhas internacionais em 2026

O desempenho de Gabrielzinho continua em destaque no cenário internacional. Em 2026, o atleta conquistou 11 medalhas em quatro competições realizadas na Itália, Alemanha e Estados Unidos, reforçando sua posição entre os grandes nomes da natação paralímpica.

O calendário internacional ainda prevê duas etapas do World Series neste mês de novembro. A primeira será realizada em Lima, no Peru, entre os dias 12 e 14. A segunda está marcada para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de 26 a 28 de novembro.

Los Angeles 2028 está no horizonte

O planejamento do esporte paralímpico brasileiro também está voltado para os próximos grandes desafios internacionais.

Entre os principais eventos previstos para 2027 estão os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, programados para ocorrer entre 20 e 29 de agosto.

A competição integra o ciclo paralímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028, principal objetivo dos atletas que buscam representar o Brasil no maior palco do esporte paralímpico mundial.

A presença de Gabrielzinho em Brasília, portanto, vai além da celebração das medalhas. O encontro abre espaço para discutir os desafios enfrentados pelos atletas, a importância da formação esportiva e as oportunidades que surgem depois das conquistas nas piscinas.

Foto: Reprodução/Google Imagens


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp. 

Read Previous

Fim da escala 6×1: Fecomércio-DF vai ao STF para tentar adiar novas regras antes do Natal

Read Next

O Congresso Nacional

erro: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.