Em alto astral após a vitória no clássico com o Fluminense, o Botafogo vira a chave e foca na tão cobiçada Copa do Brasil, torneio que nunca conquistou e entra na terceira fase devido à participação na Libertadores. O Glorioso vai a campo nesta quarta-feira (30), às 19h (de Brasília), no Nilton Santos contra o modesto Capital (DF), vice-campeão do Campeonato Candango nos dois últimos anos e que disputa a Série D do Brasileirão.
O Capital foi fundado em julho de 2005 e disputa a elite estadual desde 2019. Na última edição, o time então comandado por Marcelo Cabo, ex-Vasco, teve a segunda melhor campanha da fase de classificação e chegou a eliminar o Ceilândia – adversário do Botafogo na mesma fase da Copa do Brasil em 2022 e algoz na final do “Candangão” de 2024 – na semifinal.
Na grande final, disputada em jogo único no Mané Garrincha, empate por 1 a 1 com o Gama. A decisão foi para as cobranças de pênaltis, e o Esquadrão de Ouro levou a melhor por 3 a 1 – na sequência, Marcelo Cabo não renovou seu contrato e seguiu para o Santa Cruz, e Roberto Fernandes foi contratado para o seu lugar.
Confronto das SAFs
O Capital, assim como o Botafogo de John Textor, também é gerido no modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O proprietário é o Godofredo Gonçalves, que assumiu o clube em 2018 e abriu sede administrativa no Paranoá, sendo a segunda SAF do Distrito Federal – a primeira foi a do Gama. Ela foi firmada somente em 2024, com Godofredo como presidente.
A partida marcará um reencontro interessante. Um dos destaques do Capital é o atacante Rikelmi, de 23 anos, que deixou o Glorioso em 2022. Ele foi contratado junto a Juventus-SP em 2020, passou pelo Sub-20 e recebeu poucas oportunidades pelo time profissional, até ser emprestado ao RWD Molenbeek, da Bélgica, também gerido por John Textor.
Botafogo e Capital abrem a terceira fase da Copa do Brasil nesta terça-feira (29), às 19h, no Nilton Santos. O jogo da volta está previsto para o dia 22 de maio, no Mané Garrincha.
Com informações do Lance!
Foto Divulgação/Capital-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.