• 19 de abril de 2024

SENTIDO FALTA DO PLENÁRIO | Rafael Prudente afirma que distritais querem retomar sessões presenciais e diz que “a casa do povo, sem o povo, é no mínimo chato”

À frente do comando da Câmara Legislativa do DF (CLDF), o deputado Rafael Prudente (MDB), fez um balanço das votações da casa, nesta quarta-feira (06), por meio de videoconferência, ao Expressão Brasiliense. Prudente destacou que os parlamentares tem se empenhado para ajudar o governo do Distrito Federal (GDF) no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus com a realização de sessões virtuais, mas observa que os distritais sentem falta do plenário.

Durante a entrevista, Rafael Prudente citou que um dos principais objetivos como presidente da CLDF era mostrar à população que a casa não parou os trabalhos legislativos.

“O objetivo era de dar continuidade aos trabalhos da Câmara Legislativa. Num momento de dificuldade, o que as pessoas esperam dos seus representantes, é que a gente resolva os problemas e que nós sejamos proativos”, ressaltou.

O distrital parabenizou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) por ser o pioneiro no país em adotar medidas pontuais para conter a disseminação do coronavírus no Distrito Federal. “O governador Ibaneis tem sido muito feliz na sua postura. Ele foi o pioneiro em todo o Brasil na tomada de decisões importantes e a gente precisa dar o respaldo para aquilo que está sendo feito corretamente”, afirmou.

Quanto as ações da Câmara Legislativa para ajudar o GDF no combate à pandemia, Rafael Prudente falou que os deputados distritais se adaptaram muito bem às sessões remotas, porém, confessou que o trabalho legislativo, na sua essência, se faz necessário um contato mais próximo entre os parlamentares.

“Todos os 24 deputados querem voltar logo para a sua atividade normal, porque é muito ruim esse distanciamento, pois a nossa atividade depende de conversa, depende de acordo, depende de ouvir as pessoas e isso nós não estamos fazendo no volume que precisa ser feito. Tem muita coisa que estamos fazendo aqui na CLDF e as pessoas não estão sabendo por que a Câmara está fechada. A casa do povo, sem o povo, é no mínimo chato”, disse Prudente e lamentou que não pode mais fazer o projeto Câmara Mais Perto de Você, que são sessões itinerantes nas RAs.

Sobre a recuperação econômica do Distrito Federal, o presidente da CLDF acredita que a capital federal tem tudo para retomar o mais rápido possível com suas atividades econômicas.

“O governo do Distrito Federal está trabalhando para que o comércio volte a funcionar normalmente na próxima semana e eu acredito que o governador vai conseguir sanar as pendências junto ao Judiciário para que tudo volte ao normal”, pontuou.

Por José Fernando Vilela

Expressão Brasiliense

Read Previous

DESIGUALDADE SOCIAL | IBGE divulga levantamento que aponta que metade da população vive com menos de R$ 15 por dia no Brasil

Read Next

EXPECTATIVA DE VOTAÇÃO | Congresso pode votar autorização de reajuste de policiais e bombeiros do DF amanhã (07) a pedido de Izalci