• 30 de novembro de 2020

BALANÇO | Gestão de Rafael Prudente melhora a imagem da Câmara Legislativa do DF

No começo do ano, o Expressão Brasiliense (EB) entrevistou o presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Rafael Prudente (MDB) e na época o parlamentar prometeu que a casa não seria um “puxadinho” do Palácio do Buriti. Na quarta-feira (18), o deputado concedeu uma entrevista coletiva aos blogueiros da Associação dos Blogueiros de Política do DF e Entorno (ABBP) e fez um balanço de sua gestão.

Ao abrir o encontro, Rafael Prudente listou os feitos de sua atuação como presidente da CLDF. O distrital apresentou os números das propostas apreciadas pelos deputados durante o ano. “Nós limpamos a pauta de votação. Aprovamos 308 projetos de leis e outras propostas legislativas. Tivemos um desempenho bem melhor em relação a anos anteriores”, afirmou Prudente.

O presidente da Câmara Legislativa revelou que uma sondagem interna apontou que a imagem da casa melhorou perante à população. “Fizemos uma pesquisa que apontou que 28% aprovam a forma que nós deputados estamos trabalhando e conseguimos reduzir a rejeição, passando de 46% para 23%. É sinal que estamos trabalhando com transparência e estamos no caminho certo para aproximar a população do parlamento”, destacou.

Leia também  LAVA JATO | Fachin manda investigar suposta compra de apoio para Eduardo Cunha

Rafael Prudente disse que a CLDF devolveu, neste ano, R$ 46 milhões para os cofres públicos do DF. “Esse é um dinheiro que será utilizado pelo governador Ibaneis para investir na saúde, educação e segurança”, mencionou o distrital.

Quanto aos projetos aprovados ao longo do ano, o parlamentar citou o projeto que reduziu o ICMS da cesta básica como um dos mais importantes. Rafael Prudente anunciou que a CLDF vai implantar em 2020 o painel eletrônico no plenário e botar para funcionar a TV Distrital, que hoje opera apenas na Web. O distrital ressaltou que a casa conseguiu instalar um posto de atendimento da Agência do Trabalhador no local. “Aqui nós tínhamos um problema enorme com a quantidade pessoas que nos procurava para pedir emprego. 80% dos pedidos de agenda era para esse tipo de caso. Com esse posto aqui na Câmara, conseguimos atender melhor essas pessoas”, frisou.

Leia também  ENTREVISTA COM DIRETOR-GERAL DO DETRAN/DF | Zélio Maia diz que um dos objetivos do órgão é incentivar o uso da bicicleta na capital federal

Sobre o relacionamento dos parlamentares com o Executivo, Prudente pontuou que os distritais opinam sobre os projetos sem nenhuma pressão por parte do governo. Ele inclusive destacou que praticamente todas proposições enviadas à CLDF passaram por modificações. “Temos uma boa relação com o governador. Tanto é que ele veio à Câmara Legislativa neste ano muito mais vezes do que o Rollemberg em seus quatro anos de mandato”, citou o deputado.

Já quanto ao seu futuro político, Rafael Prudente disse que é preciso trabalhar mais para saber quais os rumos irá tomar. Sobre o projeto aprovado que permite à reeleição da mesa diretora da CLDF, o parlamentar falou que não tem nada definido se ele irá concorrer. “O fato do projeto ter sido recebido o apoio de 18 deputados deixa claro que estamos fazendo um bom trabalho. Mas, não quer dizer que já sou candidato à reeleição”, observou.

Leia também  A podero$a mulher do presidente do STF

Questionado sobre as suas pretensões políticas para 2022, Rafael Prudente não revelou qual cargo irá concorrer.

Da Redação do Expressão Brasiliense

É vedada a reprodução deste material sem prévia autorização.

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

ATÉ QUE ENFIM | CEB liga energia no setor habitacional Arniqueira

Read Next

MOVIMENTAÇÃO | Aliança traça plano para tirar políticos de outros partidos