• 10 de novembro de 2024

ELEIÇÕES NO ENTORNO | Caiado mostrou que é mais forte que Bolsonaro na região; das 11 cidades da Região Metropolitana, ele ganhou em oito e o ex-presidente em apenas uma

Se as eleições municipais servissem como parâmetro para a disputa presidencial que ocorrerá em 2026, num eventual embate entre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, que aliás já figura com pré-candidato, e o ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, o goiano venceria o capitão de lavada.

Na disputa pelo comando das prefeituras das 11 cidades goianas da Região Metropolitana do DF, Caiado levou a melhor em cima de Bolsonaro. O governador goiano conseguiu ajudar a eleger oito prefeitos nos municípios do Entorno, enquanto o ex-presidente emplacou apenas uma prefeita. Em todo o estado, Ronaldo Caiado contribuiu com a eleição de 210 prefeitos. 

É bem verdade que Jair Bolsonaro se envolveu somente em três campanhas na região do Entorno (Formosa, Luziânia e Valparaíso), porém, o desempenho de seus aliados não foi o suficiente para vencer Caiado e sua turma. 

Bolsonaro venceu apenas em Formosa com Simone Ribeiro. Ronaldo Caiado venceu em Águas Lindas com o Dr. Lucas, em Cocalzinho com Alessandro Barcelos, em Luziânia com Diego Sorgatto, no Novo Gama com Carlinhos do Mangão, em Padre Bernardo com Joseleide Lázaro, em Santo Antônio do Descoberto com Jéssica do Premium e em Valparaíso com Marcus Vinícius. Desses oito prefeitos eleitos de Caiado, apenas dois não são de seu partido.

A derrota dos candidatos bolsonaristas sinaliza que a popularidade do capitão não se converteu em votos para seus apoiadores como se esperava. Essa falta de transferência de apoios também ocorreu em outras cidades, como no Rio de Janeiro. 

No decorrer da campanha, Bolsonaro chegou a atacar Caiado, que ficou quieto na dele, sem revidar. Os dois ainda vão medir forças na disputa pelo segundo turno em Goiânia no dia 27 de outubro.

Ronaldo Caiado saiu fortalecido nas eleições municipais deste ano. E não foi só na região do Entorno, não. Em todo o estado goiano, o União Brasil conseguiu emplacar 95 prefeituras, o que faz com que o governador Caiado se consolide como uma das maiores lideranças políticas de Goiás dos tempos atuais. 

Vale registrar que, dessa vez, o ex-governador Marconi Perillo nem se atreveu a visitar a região do Entorno para pedir votos para seus aliados. Segundo fontes tucanas, Perillo está ciente de que perdeu a moral na região e optou por não se envolver em nenhuma campanha nos municípios goianos vizinhos ao DF. Ele deixou sua fiel escudeira na região, a deputada federal Lêda Borges chupando o dedo.

Nas eleições de 2026, Ronaldo Caiado deve concorrer à Presidência da República. Ele tem buscado se aproximar do ex-presidente visando conquistar o seu apoio e de sua rede de aliados. Atualmente, Jair Bolsonaro se encontra inelegível e, dificilmente, conseguirá reverter essa situação junto à Justiça Eleitoral até as próximas eleições.

Assim que terminar o segundo turno, Caiado e o seu vice, Daniel Vilela, do MDB, devem concentrar esforços para construir uma aliança partidária que garanta a permanência do filho do falecido governador Maguito no Palácio das Esmeraldas a partir de janeiro de 2027.

Nas rodas de conversas da política goiana, o pessoal já sabe que o grupo de Caiado e Vilela terá dois cargos chaves na chapa majoritária. Daniel Vilela será candidato à reeleição e a primeira-dama, Gracinha Caiado, vai encabeçar uma das duas chapas ao Senado. 

Até 2026, ainda tem muita coisa para acontecer. No entanto, pode-se dizer que o grupo do governador Ronaldo Caiado vai chegar muito forte. Quem estiver ao seu lado em Goiás, pode ter certeza, que dificilmente vai morrer na praia. Vamos acompanhar.  

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

SELEÇÃO EM BRASÍLIA | Vendas de ingressos para Brasil x Peru começam nesta terça (8)

Read Next

CRESCIMENTO NO MERCADO IMOBILIÁRIO | BRB registra recorde em sua carteira de produtos voltados para a habitação