• 23 de novembro de 2024

NOVO GOVERNO LULA | Ex-deputado Magela é anunciado como integrante da equipe de transição

Dando prosseguimento aos trabalhos da equipe de transição do governo Lula, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, do PSB, anunciou, nesta segunda-feira (14), mais nomes para ajudar a planejar a terceira passagem do petista no Palácio do Planalto. Entre os novos integrantes da equipe está o ex-deputado federal e ex-secretário de Habitação, Geraldo Magela.

Reconhecido pela sua atuação na área habitacional, Magela vai fazer parte do grupo ‘Cidades e Habitação’, que será responsável por apresentar propostas e projetos voltados para a promoção do desenvolvimento urbano ordenado. Além do petista, o grupo será composto por Guilherme Boulos, deputado federal eleito pelo PSol, Márcio França, do PSB, ex-governador de São Paulo, Inês Magalhães, ex-ministra das Cidades, João Campos, também do PSB, prefeito de Recife, entre outros.

No primeiro governo Lula, Geraldo Magela chegou a assumir a presidência do Banco Popular do Brasil (BPB), uma das subsidiárias do Banco do Brasil. O petista inclusive se aposentou como bancário.

No DF, Magela foi secretário de Habitação nos dois governos do PT. A atual formatação do programa habitacional do DF foi construído na última passagem de Geraldo Magela no comando do órgão. O programa Morar Bem foi idealizado por sua equipe.

Coordenou campanha no DF

Politicamente, o ingresso do petista na equipe de transição demonstra que ele não está sendo esquecido depois de abdicar da disputa pelo GDF em detrimento de um acordo celebrado entre a cúpula nacional de seu partido e o PV, que favoreceu o desconhecido Leandro Grass. Magela havia anunciado que tinha a pretensão de concorrer ao Buriti, porém, não conquistou o apoio dos dirigentes locais de seu partido.

O petista ainda tentou concorrer ao Senado, mas a cúpula do PT-DF bancou a candidatura da sindicalista Rosilene Côrrea. Fora do processo eleitoral, o ex-deputado foi convidado para coordenar a campanha de Lula na capital federal.

Retorno do Minha Casa, Minha Vida

Logo após ser anunciado como o mais novo integrante da equipe de transição, Geraldo Magela disparou um comunicado pelo aplicativo de conversa Whatsapp. O ex-secretário destacou que o presidente eleito previu a volta do programa Minha Casa, Minha Vida.

No texto, Magela enfatizou que quando foi secretário de Habitação, o GDF chegou a entregar 26 mil moradias e que a maioria delas foram custeadas pelo programa do governo Lula.

Até o momento, Geraldo Magela é o único representante do DF na equipe de transição. Nos bastidores, as conversas dão conta que os trabalhos de Magela vão além da transição e que ele está cotado para assumir um posto de destaque no governo Lula.

Veja abaixo a íntegra do comunicado divulgado:

COMUNICADO IMPORTANTE

Quero te informar que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, acabou de anunciar a indicação do meu nome para compor o Grupo Cidades na equipe de Transição de Governo.

Recebi com enorme satisfação e com a clara compreensão de que se trata de um grande desafio.

O presidente Lula declarou por diversas vezes na campanha e já reafirmou agora, que uma das suas prioridades é retorno do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Quando eu estive na Secretaria de Habitação do GDF, junto com uma excelente equipe, entregamos mais de 26 mil moradias, sendo que a maior parte deste número vinha do Minha Casa, Minha Vida.

A indicação do meu nome é um reconhecimento pelo trabalho que realizamos nesta área, mas recebo especialmente como uma homenagem a todas as pessoas que trabalharam incansavelmente pela vitória de Lula aqui no DF. A todas estas pessoas dedico esta indicação e me comprometo em honrar cada um e cada uma de vocês onde eu estiver.

Que Deus continue nos abençoando!

Grande abraço,
Geraldo Magela

Foto: Reprodução/Google Imagens

Read Previous

COMBATE AO TRÁFICO NO ENTORNO | PMGO e PRF-DF apreendem 21,48 quilos de pasta base de cocaína na BR-060

Read Next

PROTAGONISTA NA COP27 | Brasília é destaque no painel sobre cidades verdes latino-americanas com seus projetos-pilotos