A pesquisa do Instituto Serpes, divulgada na noite da última sexta (15), sobre as eleições em Goiás, confirma que o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, do Patriota, está em franco crescimento nas intenções de voto do eleitor goiano para o Palácio das Esmeraldas. O levantamento aponta que Mendanha deve enfrentar o atual governador do Estado, Ronaldo Caiado, do União Brasil, num eventual 2º turno.
De acordo com a sondagem estimulada, Caiado está na frente com 37,6%. Em segundo lugar, aparece Mendanha com 18,7%. Na terceira colocação surge o ex-governador Marconi Perillo, do PSDB, com 15%. O deputado federal, Vitor Hugo, do PL, tem 3,1%. Volmir Amado, do PT, 1%. Cíntia Dias, do PSOL, 0,7% e Helga Martins, do PCB, 0,1%. 18,4% dos entrevistados ainda não decidiram em quem votar e 5,4% manifestaram que pretendem anular ou votar em branco.
Caiado estacionou
Na primeira pesquisa realizada pelo Serpes em janeiro deste ano, Ronaldo Caiado pontuava com 37,1% e Gustavo Mendanha estava em terceiro com 13%. Ou seja, Caiado não cresceu nada.
O atual levantamento confirma que o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia está no caminho certo. Mendanha tem percorrido as cidades goianas e vem aumentando a sua rede de apoiadores.
A sondagem do Serpes indica que o atual governador está em baixa com os goianos. Caiado não conseguiu subir nem um ponto percentual de janeiro para cá nas intenções de voto e essa não é a primeira pesquisa que retrata essa falta de ânimo dos eleitores com o ‘coroné’.
Perillo sem força
Outra leitura importante do levantamento é que Marconi Perillo, assim como Caiado, não consegue crescer nas intenções de votos. No sábado (16), ele confirmou sua candidatura ao Palácio das Esmeraldas, porém, os números apontam que o seu tempo no Executivo já passou.
Já os demais concorrentes ao governo de Goiás, não oferecem nenhuma ameaça aos que estão na frente.
A pesquisa mostra que se Gustavo Mendanha continuar nessa toada de crescimento, logo logo ele encosta em Caiado. Se o 1º turno das eleições em Goiás fossem hoje, certamente, estaríamos caminhando para um 2º turno entre Caiado e Mendanha.
O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 14 de julho em Goiás, ouviu 801 eleitores e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás sob protocolo GO-02837/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número 09130/2022. A pesquisa foi encomendada pela Organização Jaime Câmara. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança, de 95%.
Foto: Reprodução/Google Imagens