O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) deve concluir, na próxima segunda-feira (12), o julgamento dos pedidos de impugnação de candidaturas que foram solicitados à Corte.
Na sessão de sexta (9), o plenário do TRE-DF autorizou o senador Izalci Lucas, do PSDB, para concorrer ao GDF, negou o pedido de registro do candidato do PCO ao Buriti, Renan Arruda, e indeferiu a candidatura do ex-distrital Benício Tavares, do Patriota. Renan e Benício ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com o TRE-DF, no decorrer da campanha foram protocolados 52 pedidos de impugnação de candidaturas. A maioria deles são referentes a candidatos que possuem condenações e que supostamente não poderiam concorrer, mas como o mesmo caso depende da interpretação de quem julga, é possível que a Justiça Eleitoral autorize um aqui e acolá e outros não.
PO, Arruda e Agnelo
Apesar de ainda não ter divulgado a pauta da sessão da próxima segunda, o TRE-DF deve julgar os pedidos de impugnação de registro de candidatura do empresário e ex-vice-governador Paulo Octávio, que concorre ao GDF pelo PSD, e dos ex-governadores José Roberto Arruda, do PL, e Agnelo Queiroz, do PT, que tentam retomar para a política disputando uma das oito cadeiras do DF na Câmara dos Deputados.
No caso de Arruda, o TRE-DF iniciou seu julgamento na quinta, mas teve um pedido de vistas e, por isso, foi suspenso. O placar já se encontra em 2 a 1 a favor do ex-governador.
Os três ex-governadores têm manifestado em entrevistas que acreditam que vão estar com seus nomes e fotos na urna no dia 2 de outubro. O fim de semana será longo para esses três.
Foto: José Fernando Vilela/Expressão Brasiliense