Candidata à Presidência da República pelo MDB, a senadora Simone Tebet, do MT, vai estar em Brasília na próxima quarta-feira (19) para participar de uma grande mobilização de campanha que está sendo preparada pelo PT-DF numa área na região Central do Plano Piloto que é considerada reduto da legenda, o Setor Comercial Sul, para pedir votos para Lula, do PT, que concorre no segundo turno contra o atual presidente, Jair Bolsonaro, do PL. Aqui no DF, o partido de Tebet está fechado com Bolsonaro.
Simone teve mais de 105 mil votos no DF, alcançando a marca de mais de 5% dos votos válidos na disputa presidencial. Mesmo não sendo um quantitativo extraordinário de votos, e que pouco influencia no resultado final, os sufrágios que Tebet conquistou por aqui podem ajudar o candidato petista a diminuir a diferença entre ele e o seu adversário no desempenho daqui. No DF, Lula obteve 649.534 votos e Bolsonaro, 910.397.
O ato em Brasília com Simone Tebet está previsto para começar às 16h, na Praça do Povo. A organização conta com a vinda da senadora para estimular a adesão de seus apoiadores à campanha de Lula.
“A adesão de Simone Tebet e sua vinda ao DF nos dá mais vigor para a reta final dessa campanha”, afirma Geraldo Magela, da coordenação da campanha no DF.
A senadora afirmou ter declarado voto em Lula por entender que o candidato não representa riscos para a democracia, ao contrário do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
“É hora de união. Vamos com Lula por um Brasil que combata a fome e todos os preconceitos, que defenda a vida, a ciência e o meio ambiente”, declarou Tebet à imprensa.
Os candidatos eleitos e não-eleitos da frente pró-Lula foram convocados para levarem suas bases ao ato com Simone Tebet. O objetivo é que o evento alcance uma grande repercussão e seja capaz de convencer os eleitores indecisos a votarem no petista.
MDB-DF fora desse apoio
Apesar do apoio declarado a Lula e a vinda da candidata do partido a Brasília para fazer campanha para o petista, o MDB-DF e seus filiados não vão participar desse ato da senadora Simone Tebet.
Aliás, o governador do DF, Ibaneis Rocha, que se reelegeu concorrendo pela legenda, marchou com Bolsonaro no primeiro turno e foi um dos primeiros mandatários de governo estadual a reafirmar o apoio ao adversário de Lula. A declaração de Ibaneis a favor de Bolsonaro repercutiu na mídia.
“Eles sabem de que lado nós estamos. A senadora faz parte do quadro do nosso partido e nós respeitamos a sua decisão em apoiar o candidato Lula. Mas, ela está ciente que aqui estamos fechados com Bolsonaro”, disse um emedebista da cúpula do partido que conversou com o Expressão Brasiliense.
Fotos: Divulgação