• 22 de novembro de 2024

ELEIÇÕES 2022 | Primeiro governador reeleito em 1º turno, Ibaneis Rocha se consolida como novo líder da política brasiliense

Ao se eleger para governar o DF em 2018, os mais pessimistas diziam que a gestão de Ibaneis Rocha no Palácio do Buriti seria um fiasco e que ele acabaria deixando o GDF antes do término do mandato. Contudo, o primeiro brasiliense a governar sua terra mostrou que o conhecimento adquirido ao longo dos anos com seus estudos que o levaram a se graduar em Direito, e se tornar um dos mais renomados advogados da capital e do País, o capacitou a apresentar um trabalho que foi reconhecido pela população nas urnas no último dia 2 de outubro. 

Os números e indicadores do primeiro governo do emedebista, mesmo tendo que encarar uma inesperada pandemia, são melhores que os de seus antecessores. A expectativa para o próximo mandato é de que ele consiga dar um choque de gestão na saúde pública, área que o próprio Ibaneis reconhece que precisa melhorar.

Com a eleição em primeiro turno, o atual governador tem a oportunidade de reorganizar a casa e refazer as alianças políticas, dando mais espaço para aqueles que foram fiéis ao projeto, antes e no decorrer da campanha, além de ter a chance de eliminar adversários, falsos apoiadores e, principalmente, os traidores.

A reeleição de Ibaneis o empodera e faz com que ele se consolide como a nova força política da capital federal. A performance do governador em suas articulações e negociações políticas revelam que o político neófito é coisa do passado. 

Nas eleições deste ano, Ibaneis Rocha mostrou que sabe fazer política sem as práticas inescrupulosas de seus adversários, que na intenção de chegar ao poder ofereceram até o que não tinham. O emedebista imprimiu um novo formato de relacionamento entre um governante e seus aliados.  

Um outro ponto importante, e que deve ter influenciado o eleitor na hora de decidir em quem votar, foi que seu governo enfrentou a pandemia e ao mesmo tempo conseguiu tocar obras e criar programas sociais que ajudaram a população a passar por esse período de incertezas.

Para o próximo mandato, Ibaneis sinaliza que fará uma dança das cadeiras no seu secretariado e nas administrações regionais para acomodar aliados e vai concentrar esforços para melhorar a rede pública de saúde do DF. 

No decorrer do seu primeiro governo até chegar a campanha, Ibaneis Rocha foi subestimado e achincalhado pelos que não queriam e torciam contra o seu modelo de gestão. Mas, ele soube lidar com as sabotagens de seus oponentes e dos falsos apoiadores, e agora está mais do que preparado para iniciar o segundo mandato. 

Aquele advogado com pouca experiência do passado, já não existe mais. Os eleitores da capital do País chancelaram Ibaneis Rocha como seu novo líder político com potencial para alçar voos mais altos nas próximas eleições. 

Depois de JK e Roriz, o DF agora tem Ibaneis Rocha como um exemplo de líder político a ser citado, lembrado, admirado e celebrado pelo trabalho que realizou.

Foto: Divulgação/Flickr-Ibaneis Rocha  

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias.

Read Previous

CADASTRO ÚNICO | Novos postos já realizaram 13 mil atendimentos

Read Next

COMANDO DA CLDF 2023 | Disputa pela presidência do parlamento distrital já começou nos bastidores