O Instituto Exata OP divulgou, nesta quinta-feira (11), uma nova pesquisa sobre a disputa ao Buriti. O atual governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, aparece bem na frente de seus opositores e se considerar apenas os votos válidos, ele leva no 1º turno.
A vantagem de Ibaneis sobre seus adversários já aparece na sondagem espontânea, quando o eleitor manifesta livremente sua intenção de voto.
Nesse cenário, o emedebista pontua com 27,7%. Na sequência, surgem dois nomes que estão fora da disputa: o senador Reguffe com 3,4% e o ex-governador Arruda, do PL, com 2,9%.
Veja abaixo o resultado da pesquisa espontânea:
Já quando o eleitor é submetido a uma lista de candidatos, a pesquisa estimulada, sem o nome do senador Reguffe, Ibaneis Rocha vai a 44,7%. Izalci Lucas, do PSDB, chega a 11,1%. A senadora Leila Barros, PDT, 8,7%. Leandro Grass, do PV, 5,7%.
Nesse cenário de 1º turno, de acordo com o Exata OP, considerando apenas os votos válidos, Ibaneis Rocha estaria reeleito com 61%.
Veja abaixo o resultado da pesquisa estimulada:
A coleta das informações do levantamento do Instituto Exata OP foi realizada no período do dia 1º a 4 de agosto. Foram entrevistados 4.365 eleitores. A margem de erro é de 1,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 97%.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número DF-02125/2022.
Foto: Reprodução/Flickr