• 25 de abril de 2024

ELEIÇÕES 2022 | Izalci divulga documento com data anterior a criação da federação PSDB-Cidadania e se autointitula candidato ao GDF

A disputa entre o senador Izalci Lucas, do PSDB, e deputada Paula Belmonte, do Cidadania, para ficar com o comando da federação entre as duas siglas no DF, ainda está longe de chegar ao fim. Izalci divulgou em suas redes sociais, na manhã desta terça (31), um comunicado assinado pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, com data do dia 17 de maio, onde o senador afirma que ele é o candidato da federação PSDB-Cidadania ao GDF.

O documento foi encaminhado ao senador Plínio Valério, do PSDB-AM, informando que a legenda vai apoiar o candidato do Cidadania ao governo do Amazonas e que o partido vai apoiar candidaturas tucanas no Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Distrito Federal.

Um detalhe importante é que não consta em nenhuma das linhas do comunicado o nome de Izalci e nem que ele será o candidato da federação no DF como o senador anunciou. Veja abaixo a reprodução do comunicado divulgado nas redes:

Foto de comunicado do PSDB reproduzido do Instagram

No entanto, interlocutores do PSDB nacional disseram ao Expressão Brasiliense que o referido comunicado não pode ser considerado uma posição oficial da federação PSDB-Cidadania tendo em vista que a união entre os partidos somente foi aprovada no último dia 25 deste mês.

“O Bruno Araújo só fala pela federação a partir da aprovação de sua criação pelo TSE, que foi no dia 25 de maio. Documentos com data anterior a essa não são da federação, são do PSDB”, garantiu a fonte tucana.

Em contato com a direção do Cidadania, fontes próximas a Roberto Freire, presidente da legenda, afirmaram ao Expressão Brasiliense que as candidaturas majoritárias nos estados somente serão debatidas na primeira reunião conjunta das siglas, que ainda não tem data marcada.

Apesar do PSDB nacional confirmar que quer Izalci como candidato ao GDF, falta o Cidadania, que é a outra parte dessa aliança partidária, aceitar. Com isso, o anúncio feito pelo senador não se sustenta.

O dirigente tucano do DF vem tentando fortalecer o seu nome e se manter vivo no jogo para sentar à mesa de negociações, porém, ele foi isolado pelos dirigentes dos partidos de oposição que estão tentando viabilizar uma candidatura que possa enfrentar Ibaneis Rocha, atual governador do DF, na disputa de outubro.

Até momento, o preferido desse grupo de oposição ao emedebista Ibaneis é o senador Reguffe, do União Brasil, mas ele segue em cima do muro e dá sinais que pode deixar os aliados chupando dedo e concorrer à reeleição ou, até mesmo, voltar para a Câmara dos Deputados.

O jogo de bastidor segue pesado no DF. Vale-tudo. Até mesmo criar factoides com documento vencido.

Foto: George Gianni/PSDB

Expressão Brasiliense

Read Previous

ÚLTIMAS HORAS | Termina nesta terça (31) o prazo para entregar declaração do Imposto de Renda

Read Next

FESTAS JUNINAS DO SESC-DF | Lucy Alves se apresenta na unidade de Ceilândia no próximo sábado (4)