• 22 de novembro de 2024

ELEIÇÕES 2022 | Ibaneis reitera compromisso em ampliar atendimentos nos CRAS e construir mais três hospitais

Durante participação no podcast realizado pelo portal G1, nesta terça-feira (23), o governador do DF e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha, do MDB, falou de sua gestão e o que pretende fazer caso seja eleito para mais um mandato de quatro anos à frente do GDF. Entre os principais compromissos assumidos estão a ampliação da carga de atendimento nos CRAS e a construção de mais três hospitais.

Ibaneis foi confrontado pelos profissionais que conduziram a entrevista sobre os compromissos que se dispôs a realizar ainda na campanha passada e o que realmente ele conseguiu executar. O governador não se absteve em reconhecer que ainda é preciso melhorar em muitas áreas como a saúde, educação e habitação.

No entanto, Ibaneis Rocha sabia os números de sua gestão na ponta da língua e lembrou que assumiu um GDF praticamente em frangalhos e com o nome sujo na praça quando se sentou na cadeira de governador, no Palácio do Buriti, sede do governo distrital, no dia 1º de janeiro de 2019.

“Pegamos uma cidade que vinha de uma imobilidade total do ex-governador Rodrigo Rollemberg (do PSB). Nós conseguimos implementar dentro do governo do Distrito Federal uma política em que os resultados estão em primeiro lugar. As coisas são delegadas e são cobradas com muita força”, ressaltou Ibaneis.

Melhoria na saúde

Sobre a necessidade de melhorar qualidade dos serviços e do ambiente de trabalho da rede pública de saúde do DF, o governador confessou que a pandemia da Covid impediu que sua gestão pudesse avançar e promover melhorias na área.

“Nós enfrentamos a maior pandemia da história do mundo. Tivemos um problema muito sério onde grande parte dos nossos projetos tiveram que ser abandonados para que a gente pudesse cuidar das pessoas da nossa cidade. Não existia ‘manual’ para se cuidar de pandemia”, afirmou o governador.

Segundo Ibaneis, o dinheiro que foi utilizado no enfrentamento a Covid poderia ser destinado para a construção de três hospitais (Recanto das Emas, São Sebastião e região Centro-Sul).

“Nesse período, nós tivemos um investimento de mais de R$ 3 bilhões, tudo por conta da pandemia. Se não tivéssemos que aplicar esse dinheiro na pandemia, nós teríamos o recurso para construir os três hospitais que nós precisamos”, explicou o candidato à reeleição.

Atendimento nos CRAS

Ao falar sobre o atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS, o governador pontuou que o GDF trabalha para ampliar a capacidade de acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade.

“No último ano do governo Rollemberg eram atendidas 157 mil pessoas. Hoje, nós estamos atendendo 500 mil pessoas por ano. Nós triplicamos a capacidade de atendimento, contratamos 1.121 servidores só para a área de assistência social no Distrito Federal. É preciso ver o que está sendo feito”, observou o Ibaneis Rocha.

Segundo o governador, atualmente, os programas sociais do GDF atendem mais de 60 mil beneficiários. “Nós vamos ampliar para 87 mil”, destacou.

Combate à grilagem de terra

O governador Ibaneis Rocha também respondeu perguntas sobre a atuação de grileiros de terras em áreas do Sol Nascente/Pôr do Sol e 26 de setembro.

“Olha o que nós temos feito, e isso temos feito todas as semanas, são derrubadas. O combate (à grilagem) ele vem acontecendo”, garantiu o chefe do Buriti.

Outros temas

Ainda no decorrer da entrevista, Ibaneis disse que vai exigir mais qualidade das empresas que prestam serviço de transporte público no DF. O governador previu a criação de mais duas cidades: Arapoanga e Água Quente, a privatização e expansão do metrô, a implementação de mais escolas cívico-militares e a contratação de mais agentes de segurança.

Foto: Reprodução/G1

Read Previous

ELEIÇÕES 2022 | Mais uma pesquisa aponta vitória de Ibaneis Rocha já no 1º turno

Read Next

MAIS INVESTIMENTOS | Parceria entre BRB e Flamengo vai gerar mais de R$ 500 milhões para obras do GDF