A cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no Distrito Federal realizada, na noite de segunda (19), pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), ficou marcada pelas vaias e aplausos direcionados à primeira-dama, Michelle Bolsonaro, assim que ela foi cumprimentada pelo presidente da Corte, desembargador Roberval Belinati.
O episódio com a primeira-dama aconteceu logo na abertura da solenidade. Ao ser citada pelo presidente do TRE-DF, Michelle Bolsonaro passou a ser hostilizada com vaias por apoiadores de parlamentares de partidos de esquerda. Não demorou muito para que os simpatizantes de Jair Bolsonaro reagissem com palmas e uma disputa sonora entre os grupos com palavras de ordem, aplausos e vaias se instalou no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães por pelo menos dois minutos.
Após o confronto de bravatas, o cerimonial do TRE-DF prosseguiu com a solenidade, porém o clima do evento mudou. A diplomação ganhou ares de comício eleitoral. Quando um dos eleitos era chamado ao palco para receber seu diploma, a plateia se manifestava.
Ibaneis testou positivo para Covid
Um dos assuntos mais comentados entre os 1.200 convidados era a ausência do governador reeleito pelo MDB, Ibaneis Rocha. O chefe do Buriti testou positivo para Covid e não pôde comparecer ao evento. Ele foi diplomado por meio de procuração. O advogado Bruno Rangel foi quem o representou.
Celina exaltou administração de Ibaneis
Representando o governador reeleito, a vice-governadora eleita discursou logo após receber seu diploma e destacou os feitos de Ibaneis Rocha à frente do GDF.
“O governador Ibaneis Rocha demonstrou capacidade de gestão para o próximo governo. Superamos a pandemia e poderemos fazer muito mais do que já fizemos no primeiro governo. O meu papel é sempre auxiliar, ajudando em todas as pastas em que ele avaliar que eu precise estar presente”, afirmou Celina.
“Nós precisamos dos políticos”
Ao discursar para cerca de 1.200 convidados, o presidente da Corte Eleitoral do DF deixou uma mensagem para os eleitores e para os candidatos eleitos.
“Nós precisamos dos políticos. Esperamos que trabalhem muito em favor da vida, da prosperidade da nação, da saúde, da educação, do emprego, da economia, e , sobretudo, em favor da diminuição das desigualdades sociais e da melhor qualidade de vida de nosso povo”, destacou Roberval Belinati.
Fotos: Renato Alves/Ag. Brasília