Favorito nas pesquisas eleitorais, o pré-candidato à reeleição, Ibaneis Rocha, do MDB, anunciou, no começo da noite desta terça-feira (19), após uma reunião, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, do PL, que estava retomando a chapa majoritária com a ex-ministra e deputada Flávia Arruda, também do PL, que vai concorrer para o Senado Federal.
Na ocasião, Ibaneis reafirmou o seu apoio a Jair Bolsonaro que também concorre à reeleição. Durante o anúncio, Ibaneis mencionou que o grupo político do casal Arruda já faz parte de seu governo.
“Nós já caminhamos juntos no nosso governo. Nós temos ideais em comum e temos também várias propostas que foram colocadas no sentido de continuar com o desenvolvimento da cidade e melhoria da infraestrutura. E nós não podemos deixar de atender um pedido do presidente da República para que essa caminhada se dê de forma consolidada, com os dois partidos caminhando juntos”, declarou Ibaneis.
A reunião no Planalto pôs fim a um clima de competição que estava começando a surgir nos bastidores entre apoiadores de Ibaneis e o casal Arruda, pois os rumores de que o ex-governador e marido da deputada, José Roberto Arruda, que é filiado ao PL, iria concorrer ao GDF já era dado como certo e, portanto, o confronto entre o emedebista e o liberal seria inevitável.
Vitória no 1º turno
Com o retorno da deputada Flávia Arruda, que também é favorita nas pesquisas eleitorais, como pré-candidata na chapa majoritária de Ibaneis Rocha, que terá ainda a deputada Celina Leão, do Progressistas, como pré-candidata a vice, a aliança em torno do projeto de reeleição do emedebista amplia a quantidade de partidos. A pré-coligação de Ibaneis passa a ser composta por cinco partidos: o MDB, PP, Republicanos, PTB e agora, o PL.
Com isso, Ibaneis aumenta a possibilidade de se eleger já no primeiro turno. As últimas sondagens realizadas junto ao eleitorado brasiliense indicaram que se o ex-governador Arruda optasse em sair da disputa, o caminho ficaria praticamente livre para Ibaneis.
Arruda para federal
Assim que o governador Ibaneis terminou de se pronunciar, José Roberto Arruda disse aos profissionais de imprensa que estavam no Planalto que ele iria “humildemente” retornar à vida pública concorrendo a uma vaga na Câmara dos Deputados.
Arruda ainda aguarda uma decisão do STF para poder disputar as eleições neste ano. O julgamento sobre a nova lei de improbidade administrativa está marcado para o dia 3 de agosto.
Damares ainda vai decidir
Anunciada dias atrás como pré-candidata ao Senado na chapa de Ibaneis, a ex-ministra Damares Alves, do Republicanos, também participou do encontro no Planalto. Ela posou para a foto oficial, mas não fez nenhuma declaração.
Quanto ao seu futuro político ficou acertado que a republicana vai se reunir com a cúpula do seu partido, deputado Marcos Pereira (SP), presidente nacional, e Wanderley Tavares, presidente local, para tomar a melhor decisão.
Nos bastidores, fontes garantem que ela pode reforçar a nominata do Republicanos concorrendo para deputada federal, já que o PL terá Arruda como puxador de votos.
Foto: Reprodução/Google Imagens