Com o fim do prazo das filiações partidárias neste sábado (2), tem início as articulações para compor a chapa majoritária que vai concorrer ao GDF e a vaga única do Senado.
Pelo lado do grupo político que apoia a reeleição de Ibaneis Rocha, a ex-ministra e deputada, Flávia Arruda, do PL, já foi declarada como candidata do governador ao Senado. No entanto, tem gente se movimentando nos bastidores querendo tirar Flávia da jogada.
A ex-ministra também conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, que é do mesmo partido dela. Bolsonaro chegou a anunciar numa live que Flávia Arruda é sua candidata ao Senado no DF.
Porém, nas últimas horas fontes disseram ao Expressão Brasiliense que nos bastidores tem gente graúda querendo a vaga ao Senado na chapa de Ibaneis. Como as pesquisas apontam que o governador não tem um adversário com capacidade de vencê-lo nas urnas, quem integrar o seu grupo certamente vai ganhar as eleições junto com ele.
Entre os citados que querem a vaga ao Senado estão a ex-ministra Damares Alves, recém-filiada ao Republicanos, e o empresário e ex-vice-governador, Paulo Octávio, presidente do PSD-DF.
A chegada de Damares Alves ao Republicanos fez com que o partido reivindicasse o direito de indicá-la na chapa de Ibaneis.
O presidente do Republicanos-DF, Wanderley Tavares, confirmou ao Expressão Brasiliense, neste sábado, que Damares é pré-candidata ao Senado pelo DF pelo partido. Entretanto, a pastora ao deixar o governo Bolsonaro ontem não revelou qual cargo vai disputar.
Nos bastidores, fontes sustentam que a movimentação do Republicanos não passa de uma jogada para valorizar o passe do partido.
O outro pretendente, o ex-vice-governador Paulo Octávio, não tem dado declarações públicas em relação a uma possível candidatura ao Senado, mas seus interlocutores confirmam que ele vem trabalhando seu nome nos bastidores.
O empresário está alinhado com o governador Ibaneis e participa inclusive de seus eventos públicos, políticos ou não, sempre demonstrando entusiasmo com a gestão do emedebista.
Já Ibaneis Rocha, segundo interlocutores, tem mantido sua palavra e reforçado o seu apoio a ex-ministra Flávia Arruda. Em meio a esse burburinho de bastidores, Ibaneis conversou com a deputada e reiterou o compromisso de apoiá-la ao Senado.
Diante de toda essa movimentação, só nos resta aguardar o desfecho dessa disputa de bastidores. Por enquanto, Flávia Arruda segue na frente e não dá sinais de desistência.
Gim armou o bote e foi enquadrado
O ex-senador Gim Argello ao anunciar sua filiação ao Pros, no fim da tarde de sexta, disse que seria candidato ao Senado pela legenda, mas se deu mal.
O diretório do Pros-DF divulgou nota neste sábado desmentindo Gim. A atitude do ex-senador não foi bem digerida pela direção de sua nova legenda.
Fontes afirmaram que pelo Pros, Gim Argello só terá legenda para federal ou distrital.
Confira a seguir a íntegra do comunicado oficial do partido reiterando inclusive o apoio à candidatura de Flávia Arruda.
NOTA
A direção do Partido Republicano da Ordem Social – PROS-DF esclarece que não houve qualquer tratativa no sentido de filiar o ex-senador Gim Argello, conforme noticiado na imprensa. O partido reconhece a força e a liderança do ex-senador e está de portas abertas para conversar sobre uma eventual filiação. O PROS-DF esclarece ainda que lançará candidatos competitivos para os cargos de deputado federal e deputado distrital, mas apoia a reeleição do governador Ibaneis Rocha, que por sua vez já declarou apoio à deputada federal Flávia Arruda na disputa pelo Senado.
Celivaldo Eloi
Presidente do PROS-DF
Foto: Reprodução/Google Imagens