As puladas de cerca do Republicanos nas últimas três eleições no DF (2010, 2014 e 2018) ainda geram suspeitas quanto a fidelidade da legenda. Durante entrevista no Café Expressão, programa do Expressão Brasiliense, na noite de quarta-feira (30/3), o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovações do DF e pré-candidato a deputado federal pelo partido, Gilvan Máximo, garantiu que a legenda vai ficar com Ibaneis Rocha, do MDB, até o fim.
Na última disputa eleitoral no DF, em 2018, o Republicanos integrava a base política do ex-governador Rodrigo Rollemberg, do PSB, e no segundo turno, ao constatar que o pessebista não se reelegeria, abandonaram o barco e pediram guarida para Ibaneis Rocha.
Além do histórico de pular a cerca, nos bastidores fontes revelaram ao Expressão Brasiliense que algumas ‘ovelhas republicanas’ andaram pulando a cerca de Ibaneis e estiveram participando de reuniões com o trio de senadores do DF, Reguffe, do União Brasil, Leila do Vôlei, do PDT, e Izalci Lucas, do PSDB, que são oposição ao governo o qual o Republicanos faz parte.
Ao ser questionado se o seu partido mudaria de lado, Gilvan Máximo afirmou que as possibilidades são ‘zero’ do Republicanos deixar de apoiar a reeleição do emedebista Ibaneis Rocha nas eleições deste ano.
“Devido ao compromisso que temos com a cidade, essa possibilidade de virar a casaca é zero”, garantiu o republicano.
Gilvan Máximo disse ainda que seu partido tem peso político para compor a chapa majoritária de Ibaneis Rocha. Recentemente, foi ventilado uma possível candidatura da ainda ministra Damares Alves, que se filiou recentemente ao Republicanos, para o Senado. No entanto, o próprio Gilvan reconhece que essa vaga já é da deputada Flávia Arruda, do PL.
Segundo o pré-candidato a federal, Damares anuncia no próximo sábado se vai concorrer pelo Distrito Federal ou pelo Amapá. Se optar pelo DF, certamente, Damares Alves deve disputar uma das vagas da Câmara dos Deputados.
Assista a íntegra do Café Expressão com Gilvan Máximo:
Foto: Divulgação/Expressão Brasiliense