• 26 de junho de 2022

CAFÉ EXPRESSÃO | Ex-jogador de grandes clubes de futebol, Túlio Guerreiro quer ser a voz do esporte brasiliense na Câmara dos Deputados

Com uma trajetória de sucesso como jogador profissional de futebol, Túlio Guerreiro, que é nascido em Brasília, participou do Café Expressão na última quarta (15) e falou sobre suas propostas como pré-candidato a deputado federal pelo MDB. O ex-jogador, que é presidente do Sobradinho Esporte Clube, quer lutar por melhorias para o esporte na capital federal.

Ao citar como foram os primeiros passos no futebol aqui no DF numa escolinha de um clube, Túlio lamentou que o caminho para se chegar a um time de ponta ainda é o mesmo.

“Quem quiser ter oportunidade, tem que ir para fora. O futebol daqui ainda precisa crescer mais”, disse Túlio ao lembrar que ele mesmo, aos 15 anos de idades, foi em Goiânia fazer um teste no Goiás, clube que o revelou.

Uma das propostas que Túlio Guerreiro quer apresentar, caso seja eleito deputado federal, é a criação de uma liga esportiva estudantil. Na visão do ex-jogador, a promoção de competições esportivas em todos os níveis de ensino vai contribuir para que os jovens tenham mais oportunidades.

“O esporte ajuda no desenvolvimento desses jovens. É importante adotar um modelo de ensino em que a educação e o esporte caminhem juntos. Um dos maiores exemplos disso é o Estados Unidos. Eu não morei lá, mas das vezes que fui pude ver que as pessoas mantêm o contato com um esporte até a universidade. Está na hora de dar prioridade ao esporte, que pode ser tornar um grande agente de transformação socioeconômica, mas para isso é preciso incentivar e estou entrando para a política para lutar por isso”, enfatizou Túlio Guerreiro.

Outro foco do ex-jogador e dirigente esportivo é valorizar os atletas olímpicos e paralímpicos. Segundo Túlio Guerreiro, o atual incentivo que é concedido a eles é muito baixo diante de suas necessidades como atletas de ponta.

“Eu sei da realidade desses atletas. Por exemplo, um atleta que consegue índice olímpico ganha uma bolsa atleta que não paga o tênis que ele para treinar num mês”, observou Túlio se referindo ao medalhista olímpico Caio Bonfim que treina em Sobradinho.

Túlio Guerreiro ainda falou da situação da maioria dos profissionais que atuam no futebol brasileiro. O ex-jogador também teceu comentários sobre o cenário político, revelou outras propostas que pretende apresentar na Câmara dos Deputados, entre outros temas.

Veja abaixo a íntegra do Café Expressão com Túlio Guerreiro:

Fotos: Fabiana Oliveira/Destaque DF

José Fernando Vilela

É jornalista com especialização em Marketing Político e Eleitoral. É editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias. Já trabalhou em diversos órgãos governamentais como a SES/DF, Sec. de Habitação do DF, Codhab/DF, entre outros. Assessorou parlamentares na CLDF, Câmara dos Deputados, Senado, além de partidos políticos.

Read Previous

ATÉ ÀS 17H | DF terá nove locais de vacinação contra covid-19 neste sábado (18)

Read Next

BOLSAS DE ESTUDOS UDF | Em parceria com o GDF, instituição de ensino recebe inscrições para participar de programa até dia 22 de junho