• 20 de abril de 2021

VIAJE COM SEGURANÇA | Detran-DF divulga orientações para motoristas nesse período de festas

Com a proximidade das festas de fim de ano, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) alerta os condutores que pretendem viajar a observarem algumas orientações. Além de seguirem as normas de circulação e a sinalização de trânsito, os motoristas devem estar atentos às condições do veículo.

Veja também

CONTAS NO AZUL | Mesmo com a pandemia, GDF encerra 2020 com superávit de R$ 217,5 milhões

Para garantir uma viagem segura é importante fazer a revisão do veículo, verificando, por exemplo, o sistema de iluminação, freios, limpadores de para-brisa, nível do óleo do motor, pneus, estepe e chave de roda. O condutor também deve observar os itens de segurança, como o uso do capacete, no caso dos usuários de motocicletas, e do cinto de segurança e dispositivos de retenção para crianças, nos demais veículos.

Leia também  MOBILIDADE URBANA | BRB amplia postos de atendimento a usuários


Os animais de estimação não devem ficar soltos, é importante que estejam em compartimentos apropriados e presos de forma segura. Já no caso das bagagens é recomendado que sejam transportadas em local diverso dos passageiros.

Cuidados ao dirigir no período de chuvas

Os motoristas devem redobrar a atenção ao dirigirem durante a ocorrência de chuvas. A combinação de asfalto molhado, a baixa visibilidade e as poças d’água aumentam o risco de acidentes de trânsito. No período de chuvas, o condutor deve observar alguns cuidados, como reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo da frente e usar o ar-condicionado, ou abrir um pouco os vidros, para melhorar a visibilidade.

Leia também  VALIDADE CONGELADA | Distritais aprovam suspensão de prazos de concursos públicos homologados e vigentes

Dicas:
· Faça revisão dos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo;
· Mantenha os pneus calibrados e evite frear quando cair em um buraco para diminuir o efeito do impacto;
· Para ter melhor visibilidade use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro;
· Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente;
· Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança;
· Evite freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o asfalto;
· Utilize sempre a luz de seta para indicar mudança de direção;
· Em caso de enchente, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois pode começar a boiar.

Leia também  Senado aprova texto-base da MP da reforma administrativa

(Detran-DF)

Foto: Divulgação/Agência Brasília 

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

1º DO CENTRO-OESTE | Goiás tem saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada

Read Next

CONTRA CANDIDATO DO GOVERNO | Grupo de Rodrigo Maia lança Baleia Rossi, do MDB, para a presidência da Câmara