• 2 de maio de 2024

TENTATIVA DE FUGA | Detentos são flagrados abrindo buraco no teto da cela na Papuda

Policiais penais flagraram uma tentativa de fuga no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário da Papuda nesta sexta-feira (10). Os detentos tentaram fazer um buraco no teto da cela durante a madrugada.

O grupo usava uma barra de ferro, que teria sido arrancada da parede. Havia cerca de 25 detentos no local.

A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) afirmou que o flagra ocorreu durante uma ronda rotineira e que já tomou providências. 

“Os internos foram realocados para que seja feito o reparo na cela. Os autores foram identificados e vão responder por processo disciplinar interno”, informou a pasta.

Coronavírus no CDP

Nesta sexta-feira (10), p Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) e a Vara de Execução Penal do DF (VEP) informou que há 14 detentos com teste positivo para o coronavírus no Complexo Penitenciário da Papuda. 

Além dos detentos, 19 policiais penais infectados. Os presos foram isolados e os servidores afastados. “Todos apresentam sintomas leves e foram isolados para receber atendimento médico”, consta em nota da Justiça do DF. 

O Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF (Sesipe) informou que tomou uma série de medidas de prevenção contra a Covid-19 (saiba mais abaixo), sem alterar a segurança do presídio. 

“A Subsecretaria reforça que, mesmo diante de todos os esforços e precauções para evitar o contágio do novo coronavírus no Sistema Penitenciário do Distrito Federal, todas as medidas de segurança continuam a ser aplicadas em todas as unidades prisionais”.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (10), a juíza da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP), Leila Cury, afirma que “não há descontrole na situação no âmbito do sistema prisional do DF“. 

Segundo a magistrada, “estão sendo adotadas todas as medidas indicadas pelos órgãos de saúde para evitar a propagação do vírus”. Entre elas, a magistrada cita o isolamento de presos idosos, a realização de triagem em novos detentos e a suspensão de visitas e trabalho externo de apenados do semiaberto. 

Medidas de prevenção no sistema carcerário

A Sesipe e a VEP anunciaram uma série de medidas de prevenção contra o coronavírus no sistema carcerário do DF. Veja algumas delas: 

  • A Visitas das unidades prisionais estão suspensas desde sexta-feira (3) até o próximo dia 10 de abril, quando será novamente avaliada.
  • As transferências de detentos das unidades carcerárias da Polícia Civil para o Centro de Detenção Provisória (CDP) ou Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), estão ocorrendo uma vez por semana. Anteriormente, eram feitas duas vezes por semana.
  • Ao chegar às unidades prisionais, todos passam por triagem, que inclui vacinação e avaliação, realizada por equipe de saúde
  • Há quarentena pelo período de 14 dias aos presos recém-chegados
  • Um consultório específico para Covid-19 foi montado no Centro de Detenção Provisória.
  • Foram criadas alas específicas para idosos
  • A higienização de celas e carros oficiais da Sesipe foi reforçada.

(G1)

Expressão Brasiliense

Read Previous

SEM FIEIS | Papa realiza cerimônia da paixão de Cristo para profissionais de saúde

Read Next

PROGRAMA DE CRÉDITO | Mais de 5,6 mil clientes do BRB são beneficiados com o Supera-DF