• 3 de junho de 2026

Sesc-DF é reconhecido pela ONU por ter 64% dos cargos de alta liderança ocupados por mulheres

O Serviço Social do Comércio no Distrito Federal (Sesc-DF) foi reconhecido pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil por seu avanço na promoção da igualdade de gênero. A homenagem foi concedida durante o 4º Fórum Ambição 2030, realizado na terça-feira (2), em São Paulo, após a instituição alcançar a marca de 64% dos cargos de alta liderança ocupados por mulheres.

O percentual supera em mais que o dobro a meta estabelecida para 2025 pelo Movimento Elas Lideram, iniciativa vinculada ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e também ultrapassa o objetivo de atingir 50% de participação feminina em posições de liderança até 2030.

A gerente de Gestão de Pessoas do Sesc-DF, Alessandra Barassi, que representou a instituição durante o evento, comemorou o reconhecimento e destacou a importância da presença feminina em posições estratégicas.

“É um orgulho imenso para nós receber esse reconhecimento. O Sesc-DF tem a certeza de que investir em mais mulheres em cargos de alta liderança é investir em uma sociedade mais democrática, mais empática e justa. Quando damos oportunidade para que mais mulheres ocupem altos cargos nas instituições, todo mundo sai ganhando”, afirmou.

Segundo Alessandra, a ampliação da participação feminina na alta gestão contribui para decisões mais inovadoras e alinhadas às necessidades da sociedade.

“Pela perspectiva das empresas, a busca pela paridade de gênero representa uma jornada de melhoria contínua, que dá luz a diferentes pontos de vista para decisões inovadoras e, consequentemente, melhores resultados. Pela perspectiva social, em um contexto nacional onde a maioria das famílias é chefiada por mulheres, essa representatividade colabora para que os anseios da sociedade sejam contemplados com o olhar do cuidado e do pertencimento. Quando uma menina vê uma mulher em cargo de liderança, ela entende que também pode chegar lá”, ressaltou.

O Fórum Ambição 2030 reúne lideranças empresariais, especialistas e representantes de organizações para discutir como a sustentabilidade corporativa pode impulsionar a competitividade, a inovação e a geração de valor para empresas e para a sociedade.

Com o tema “A Década da Implementação: Como as Empresas Estão Redesenhando o Futuro do Brasil”, a quarta edição do evento debateu soluções voltadas ao cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Criada em 2015, a iniciativa busca promover um modelo de desenvolvimento baseado no crescimento econômico, na justiça social e na proteção ambiental até o final da década.

O reconhecimento recebido pelo Sesc-DF reforça o protagonismo da instituição nas políticas de diversidade e inclusão, consolidando-a como referência nacional na promoção da liderança feminina e da igualdade de gênero no ambiente corporativo.

Foto: Divulgação/Sesc-DF


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Anvisa determina recolhimento de lote da água Crystal no DF, Goiás, Tocantins e SP, após identificar bactéria

Read Next

Comércio do DF projeta aumento nas vendas durante as festas juninas; 96% dos lojistas esperam crescimento

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.