O segundo turno das eleições de 2026, marcado para este domingo (25/10), será de calor intenso e possibilidade de chuva no Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros poderão atingir 34°C, enquanto a formação de nuvens e as pancadas de chuva isoladas devem marcar o dia em que os brasilienses vão às urnas para escolher o presidente da República e o governador do DF.
A previsão indica temperaturas elevadas durante boa parte do domingo, com mínima estimada em 21°C e máxima de 34°C, conforme informações divulgadas pelo Inmet neste sábado (24). A combinação de calor e instabilidade atmosférica exige atenção dos eleitores, principalmente daqueles que pretendem votar durante a tarde.
Vai chover no DF durante a votação?
A possibilidade de chuva é maior a partir da tarde, justamente quando parte dos eleitores ainda estará se deslocando para os locais de votação.
De acordo com o Climatempo, Brasília deverá registrar sol entre muitas nuvens, com pancadas de chuva durante a tarde e a noite. A previsão da empresa meteorológica aponta temperaturas entre 22°C e 33°C e probabilidade de chuva de 55%.
Apesar da possibilidade de precipitações, a expectativa não é de chuva contínua durante todo o domingo. As pancadas poderão ocorrer de maneira localizada, atingindo algumas regiões administrativas enquanto outras permanecem sem chuva.
O meteorologista Mércio Dantas, do Inmet, informou que a tendência é de manutenção das temperaturas elevadas e ocorrência de chuvas isoladas durante o fim de semana.
Calor e umidade exigem cuidados dos eleitores
Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar poderá apresentar variações significativas ao longo do dia. Segundo informações do Inmet divulgadas neste sábado, os índices poderão oscilar entre 35% e 70% durante o fim de semana.
Com o calor, a recomendação é que os eleitores mantenham a hidratação, utilizem roupas leves e, sempre que possível, evitem exposição prolongada ao sol.
Quem pretende sair de casa para votar também deve levar guarda-chuva ou capa de chuva, especialmente se o deslocamento estiver previsto para o período da tarde.
Inmet alerta para aumento das chuvas após as eleições
A partir de segunda-feira (26), a tendência é de intensificação das instabilidades atmosféricas no Distrito Federal, com maior possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas.
O Inmet emitiu alerta amarelo de tempestade para segunda-feira (26), válido das 0h às 23h59. O aviso prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de granizo.
O alerta é classificado como de perigo potencial e não corresponde às condições previstas especificamente para o domingo eleitoral.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.












