• 23 de maio de 2022

PARA EVITAR FRAUDES | Cadastro biométrico para CNH categoria B começa a ser exigido pelo Detran-DF

A partir da próxima terça-feira (1°/2), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) torna obrigatória a coleta biométrica para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. Antes o procedimento era facultativo para esses condutores. Com isso, a identificação biométrica passa a ser exigida para todos os candidatos e condutores nos processos relativos à habilitação no Distrito Federal.

O Detran-DF começou a implantar a coleta biométrica em 4 de agosto de 2018 e de forma gradativa foi contemplando os diversos processos relacionados à habilitação. O cadastro biométrico já é exigido para a renovação da CNH nas categorias A, AB, AC, AD, AE, C, D e E. Assim como, é obrigatório para a abertura do processo de habilitação, reabilitação, transferência de unidade da federação, mudança ou adição de categoria.

Leia também  MANUTENÇÃO NO PARQUE DA CIDADE | GDF contrata empresa para reformar 27 quadras e vestuário da Piscina de Ondas

Biometria

O procedimento de coleta e armazenamento da biometria (fotografia, assinatura e impressões digitais) é realizado para a identificação de candidatos e condutores e tem o objetivo de garantir mais segurança e eficácia no processo de habilitação, pois reduz a possibilidade de fraudes e erros.

A coleta biométrica é a etapa inicial, por isso, tanto o candidato à habilitação quanto o condutor que pretende renovar a CNH devem realizar primeiramente a identificação biométrica. Após o procedimento, podem prosseguir com as demais etapas dos processos de habilitação ou renovação.

Leia também  Reforma administrativa fica para 2020, diz Planalto

O agendamento para a realização do serviço de coleta biométrica deve ser feito pelo site do Detran-DF (http://www.detran.df.gov.br/agendamento-biometrico/), pelo Portal de Serviços (https://portal.detran.df.gov.br/) ou por meio do aplicativo Detran Digital, disponível nas lojas App Store e Google Play.

O usuário pode escolher o local e o horário que deseja realizar a coleta, devendo comparecer, sem atraso, no dia marcado, portando um documento original de identificação, o CPF e um comprovante de residência.

Leia também  DEMANDA ANTIGA | Conplan aprova regularização de lotes de equipamentos públicos do Núcleo Bandeirante

(Ascom/Detran-DF)

Foto: Divulgação/Detran-DF

Expressão Brasiliense

Read Previous

ELEIÇÕES 2022 | RR Soares vai apoiar Gilvan Máximo para federal

Read Next

BRB SEGUROS | Banco lança seguradora em parceria com a Wiz Soluções e diversifica ofertas de produtos aos clientes