• 23 de fevereiro de 2024

O POLO NORTE É AQUI | Termômetro do Inmet registra a menor temperatura da história do DF nesta quinta (19): 1,4ºC

Para quem só tinha ouvido falar que um dia fez muito frio em Brasília, a partir desta quinta (19), já pode dizer que vivenciou o dia mais frio registrado em toda a história da capital federal.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros do órgão responsável por prover informações meteorológicas à sociedade brasileira registraram 1,4ºC na manhã desta quinta-feira (19/5) na região do Gama.

A marca é a menor já aferida no Distrito Federal pelos equipamentos do instituto.

A forte massa polar de ar frio vinda da regiões Sul e Sudeste derrubou as temperaturas na capital federal, bem como em todo o Centro-Oeste.

No Plano Piloto, de acordo com o Inmet, foi registrada a temperatura mínima de 5,1°C com sensação térmica de -0,5°C.

O amanhecer frio ocasionou na ocorrência de geada na manhã desta quinta em boa parte da região central do DF. A explicação dos especialistas para o fenômeno ocorre devido ao tempo se encontrar estável, com pouca ou sem cobertura de nuvens, pouco ou nenhum vento, e a atuação de massas de ar frio, favorecem a rápida perda de calor pela superfície, favorecendo a ocorrência da geada.

As geadas são mais intensas ao amanhecer, pouco antes do nascer do sol, que é quando ocorre o pico de resfriamento antes dos primeiros raios solares.

De acordo com o site Climatempo, a tendência para os próximos dias é que massa de ar de origem polar ainda impeça a formação de nuvens de chuva no Centro-Oeste do país, o tempo firme e seco vai continuar e não haverá grandes mudanças no clima, pelo menos até o começo da próxima semana.

Foto: Roberto Cardoso/Climatempo

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

ELEIÇÕES 2022 | PSDB, MDB e Cidadania decidem que Simone Tebet é a candidata da 3ª via e rifam João Doria

Read Next

BARRAQUINHAS DO PADROEIRO | Fim de semana tem a Festa Social de São José em Sobradinho 2