Para quem só tinha ouvido falar que um dia fez muito frio em Brasília, a partir desta quinta (19), já pode dizer que vivenciou o dia mais frio registrado em toda a história da capital federal.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros do órgão responsável por prover informações meteorológicas à sociedade brasileira registraram 1,4ºC na manhã desta quinta-feira (19/5) na região do Gama.
A marca é a menor já aferida no Distrito Federal pelos equipamentos do instituto.
A forte massa polar de ar frio vinda da regiões Sul e Sudeste derrubou as temperaturas na capital federal, bem como em todo o Centro-Oeste.
No Plano Piloto, de acordo com o Inmet, foi registrada a temperatura mínima de 5,1°C com sensação térmica de -0,5°C.
O amanhecer frio ocasionou na ocorrência de geada na manhã desta quinta em boa parte da região central do DF. A explicação dos especialistas para o fenômeno ocorre devido ao tempo se encontrar estável, com pouca ou sem cobertura de nuvens, pouco ou nenhum vento, e a atuação de massas de ar frio, favorecem a rápida perda de calor pela superfície, favorecendo a ocorrência da geada.
As geadas são mais intensas ao amanhecer, pouco antes do nascer do sol, que é quando ocorre o pico de resfriamento antes dos primeiros raios solares.
De acordo com o site Climatempo, a tendência para os próximos dias é que massa de ar de origem polar ainda impeça a formação de nuvens de chuva no Centro-Oeste do país, o tempo firme e seco vai continuar e não haverá grandes mudanças no clima, pelo menos até o começo da próxima semana.
Foto: Roberto Cardoso/Climatempo