Em 2024, 20.812 condutores foram autuados por esse motivo, enquanto em 2023 foram registrados 26.422 flagrantes, uma redução de 21%. Os dados se referem às autuações realizadas por todos os órgãos que fiscalizam o trânsito do Distrito Federal.
“É muito bom que a população esteja mais consciente da gravidade que é beber e dirigir, mas infelizmente o número de flagrantes continua alto. O tema tem sido bastante explorado nas nossas campanhas educativas, estamos trabalhando de forma integrada com outros órgãos de fiscalização de trânsito para coibir essa prática tão perigosa e suspendendo a CNH dos infratores, a fim de retirar das ruas os maus condutores e reduzir a sensação de impunidade. As ações do órgão podem não ser simpáticas, mas são necessárias à segurança. Estamos salvando vidas!”, enfatiza o diretor-geral, Takane Kiyotsuka.
Suspensão do direito de dirigir
Além das ações de educação e fiscalização, o Detran-DF tem intensificado também o trabalho de instauração de processos de suspensão do direito de dirigir dos condutores que infringem a legislação, como forma de evitar acidentes. Em 2024, o número de condutores que tiveram o direito de dirigir suspenso pelas infrações previstas nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro triplicou, atingindo a marca de 7.954 casos: um aumento de 207% em relação a 2023, quando foram suspensos 2.592 condutores.
Detran-DF
Foto: Ygor de Carvalho/Ascom-Detran/DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.