• 20 de abril de 2021

MAIS CLARA E SEGURA | Pista do Jóquei ganha iluminação de lâmpadas de LED aumentando a visibilidade

O Governo do Distrito Federal, por meio da Companhia Energética de Brasília (CEB), iniciou este mês a troca de 344 lâmpadas em postes públicos da Estrada Parque Vale (EPVL), DF-087, pista de acesso ao Jóquei Clube de Brasília, em Vicente Pires. O chamado projeto de eficientização – que começou em 26 de novembro e tem previsão de ser concluído até janeiro de 2021 – vai melhorar a iluminação, facilitando a visibilidade de motoristas durante a noite e levando mais segurança às cerca de 6 mil pessoas que moram nos condomínios da região.

O projeto consiste na modernização do sistema com a troca das luminárias convencionais pelas de LED. Mais modernas, elas produzem uma luz branca, mais próxima da solar, aumentando a visibilidade das vias no período noturno.

344 lâmpadas de LED em postes da EPVL

Diretor-técnico da CEB, Fabiano Cardoso explica que uma iluminação pública de qualidade traz muitos benefícios, como reprimir a criminalidade e proporcionar mais conforto à quem dirige à noite. Para ele, as luminárias de LED possuem vantagens práticas e econômicas. “Não só vão melhorar bastante a visão dos pedestres e motoristas como também resultarão em mais eficiência e economia para a empresa, reduzindo em até 40% o consumo.”

Leia também  MOBILIDADE | GDF assume gestão compartilhada do transporte escolar

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) passam pela Pista do Jóquei, diariamente, cerca de 50 mil veículos – grande parte de motoristas que moram em Vicente Pires, em Águas Claras, no Guará, na Cidade Estrutural, em Taguatinga e em Ceilândia.

Imagens mais nítidas

O aumento da claridade vai ajudar a Polícia Militar nos trabalhos de patrulhamento da região, além de dar mais qualidade às imagens das câmeras de segurança dos circuitos internos das portarias dos condomínios com entrada pela pista. É o que aposta o presidente da Associação dos Moradores do Setor Jóquei Clube, José Faustino de Paula, de 59 anos.

Leia também  VALPARAÍSO | Lêda Borges pede aos eleitores que votem em Pábio Mossoró para não “errar de novo” (veja vídeo)
Motoristas trafegam com mais segurança ao entardecer na Pista do Jóquei, em Vicente Pires | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

“A boa iluminação é um fator de segurança e já dá pra sentir a diferença que faz com as lâmpadas que foram trocadas. Até nossos vídeos das câmaras terão melhor qualidade”, aposta De Paula, como é conhecido.

O administrador regional de Vicente Pires – onde ficam os condomínios da pista do Jóquei, Daniel de Castro, também recebeu bem os investimentos feitos na região. “É o GDF presente junto com a destinação de recursos atendendo uma demanda dos moradores. Espero que não demore a tomar toda Vicente Pires”, afirma.

Leia também  MESMO COM A PANDEMIA | 27 mil pessoas participam da Festa da Padroeira em Aparecida (SP)

Fercal e Brazlândia serão as próximas regiões administrativas a receberem o projeto de eficientização de iluminação pública da CEB.

(Agência Brasília)

Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

SÓ NA PRÓXIMA QUARTA (9) | Ninguém acerta a Mega-Sena que vai pagar R$ 32 milhões

Read Next

STF VETOU | Reeleição de Alcolumbre e Maia foi por água baixo