• 23 de julho de 2024

GDF PRESENTE | Dez RAs recebem serviços de manutenção asfáltica

O programa GDF Presente está aproveitando os dias ensolarados para dar continuidade a serviços que costumam ser prejudicados pelo período chuvoso. Nesta quarta-feira (26), pelo menos dez regiões administrativas (RAs) receberam ações de manutenção asfáltica. São elas: São Sebastião, Itapoã, Lago Norte, Riacho Fundo 2, Fercal, Gama, Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia e Sol Nascente. Outras cidades devem ser adicionadas à lista até o fim da semana.

Em São Sebastião, os serviços ocorrem em parceria com a Novacap e a administração regional – totalizando uma equipe de 20 pessoas. No bairro Centro, passaram por reparos a Avenida Comercial e a Rua 62 B, enquanto no Setor Tradicional a ação foi feita na Rua 2. O coordenador do Polo Sudoeste, Leandro Cardoso, estima que, entre segunda e esta quarta-feira, foram utilizadas 18 toneladas de massa asfáltica.

“Estamos focados na recuperação da malha viária que foi danificada pelas chuvas e na recuperação das vias não pavimentadas, no Morro da Cruz e no Capão Comprido”, comenta ele. No bairro Zumbi dos Palmares, que faz parte do Morro da Cruz, a manutenção ocorreu nas chácaras 20 e 44 com resíduos de construção civil (RCC).

O administrador regional de São Sebastião, Roberto Medeiros, acrescenta que a atenção está voltada aos pontos mais críticos. “Damos preferência às vias principais, às próximas aos espaços escolares e às mais prejudicadas, e conforme conseguimos fazer o trabalho, partimos para outras ruas da cidade. A estiagem está nos ajudando e conseguimos avançar muito nesta semana”, afirma.

No Itapoã, a equipe do Polo Leste esteve nas QLs 3 e 4, na Avenida Del Lago, na altura da QD 302, e no Del Lago II, na QD 355 e QD 377. Já no Lago Norte, a ação contemplou a QI 7. Nas duas RAs, foram usadas mais de 12 toneladas de massa asfáltica para nivelar as pistas e acabar com buracos e erosões. “Os serviços atenderam a pedidos registrados pela Ouvidoria”, relata o coordenador do Polo Leste, Júnior Carvalho.

“A equipe de obras elabora, semanalmente, o cronograma de execução de tapa-buracos com base no mapeamento das vias e nas solicitações recebidas pela ouvidoria e pela comunidade. Nas últimas semanas, a demanda tem sido maior em virtude do volume excessivo de chuvas. Mas nossa resposta tem sido rápida para minimizar os impactos”, complementa o administrador do Itapoã, Raimundo Paz.

Mais ações

Outras regiões também estão com serviços de manutenção asfáltica em andamento. No Riacho Fundo II, no Sol Nascente, em Taguatinga e em Ceilândia, os ajustes são feitos nas principais vias das cidades, com apoio das administrações regionais. Na Fercal, os serviços de recapeamento acontecem na DF-205, próximo à comunidade Boa Vista, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O mesmo trabalho é feito no Gama, na Quadra 13 do Setor Oeste, e em Brazlândia, nas quadras 1, 57 e 58 da Vila São José.

Participação popular

Solicitações de melhorias, bem como elogios e críticas, podem ser registrados no site da Ouvidoria, pelo número 162 ou diretamente nas administrações regionais. É possível pedir reformas em quadras poliesportivas, recapeamentos de vias, podas de árvores etc.

(Agência Brasília)

Foto: Divulgação/GDF Presente

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

CÂMARA DE JOÃO PESSOA | Vereador Dinho se reúne com direção do BRB em Brasília para tratar da liberação de recursos para nova sede do legislativo municipal

Read Next

CPI DA CLDF | Distritais aprovam convocação dos generais G. Dias, Gustavo Henrique Dutra e Augusto Heleno