• 24 de fevereiro de 2024

EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Programa da Caesb oferece visitação a estações de tratamento para que estudantes aprendam o ciclo de saneamento

Com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ciclo do saneamento, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) abre suas portas para a visitação às estações de tratamento de água (ETAs) e às de tratamento de esgoto (ETEs) e ainda leva o Expresso Ambiental às escolas de todo o Distrito Federal. Durante as visitas, técnicos da companhia explicam o processo que vai desde a captação de água nos mananciais até a devolução do efluente tratado nos corpos hídricos.

Em 2022, foram realizadas 40 visitas às ETAs e 30 visitas às ETEs, envolvendo um público estimado em 2.100 pessoas. O Expresso Ambiental esteve em 28 escolas e instituições, levando educação ambiental para cerca de oito mil pessoas.

“Com esse trabalho, a Caesb enriquece o atendimento à comunidade, oportunizando o debate sobre o consumo consciente de água e a importância da participação da sociedade no bom funcionamento dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário”, Carlo Renan Brites, gerente de Gestão Ambiental Corporativa da Caesb

Para as visitas às ETEs e ETAs, a Caesb recebe instituições de ensino fundamental – a partir do 6° ano –, médio, superior e técnico, empresas, técnicos, professores, pesquisadores, veículos de imprensa e forças militares. As ETAs Brasília, Brazlândia, Pipiripau, Rio Descoberto e Vale do Amanhecer são abertas à visitação. Já os interessados em conhecer mais sobre o esgoto podem visitar as ETEs Gama, Brasília Norte, Brasília Sul, São Sebastião e Sobradinho.

Na visita do Expresso Ambiental, ônibus de Educação Ambiental da Caesb, o público-alvo são alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Distrito Federal.

No expresso há uma maquete que contempla diversos aspectos, como a proteção de mananciais, o saneamento rural e urbano, as estações de tratamento de água e esgoto, drenagem pluvial, resíduos sólidos, uso consciente da água (instalações hidráulicas e prediais) e, até mesmo, o manejo do lodo de esgoto – material que, atualmente, é utilizado pela companhia na recuperação de áreas degradadas.

Para agendar uma visita às ETAs ou ETEs, basta clicar neste link e seguir as orientações. Para as escolas solicitarem a visita do Expresso Ambiental, o agendamento é feito nesta página.

Segundo o gerente de Gestão Ambiental Corporativa da Caesb, Carlo Renan Brites, a meta para 2023 é ampliar o atendimento com o Expresso Ambiental para 12 mil pessoas. “Com esse trabalho, a Caesb enriquece o atendimento à comunidade, oportunizando o debate sobre o consumo consciente de água e a importância da participação da sociedade no bom funcionamento dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário”, explica.

(Agência Brasília)

Foto: Divulgação/Caesb

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp

Expressão Brasiliense

Read Previous

MUNDIAL DE CLUBES | Al Hilal vence nos pênaltis e vai enfrentar o Flamengo na semifinal

Read Next

APÓS TROCA DE TIROS | Traficantes são mortos por PMs da Rotam em Luziânia ao tentar fugir deixando oito peças de maconha em carro roubado