• 19 de julho de 2024

DIA DO GARI | DF ficará sem coleta de lixo nesta terça (16)

A próxima terça-feira (16) será um dia histórico: pela primeira vez desde que a profissão de gari foi reconhecida nacionalmente, os profissionais terão um dia de folga. Por isso, o Dia do Gari será também o Dia Sem Lixo – não haverá coleta de resíduos sólidos, catação ou varrição de lixo. Para que a cidade seja mantida limpa e organizada, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) pede ajuda da população e lista o que pode ou não ser feito na data.

“Será um momento para refletirmos sobre o impacto do trabalho de limpeza urbana e também para valorizarmos os nossos garis, que são profissionais tão importantes na nossa sociedade”, avalia o presidente do SLU, Sílvio Vieira. Os serviços de limpeza serão retomados na quarta-feira (17), conforme planejamento de cada empresa.

O cidadão, portanto, deve manter o lixo dentro de casa ou comércio e só depositar nas lixeiras para coleta no dia seguinte. Basta deixar os itens longe do acesso de crianças e animais, para que os sacos não sejam rasgados.

“A gente pede que a população mantenha o seu lixo dentro de casa, não coloque na rua, para evitar a presença de vetores, como mosquitos, e até de roedores. Isso evita também que cachorros possam rasgar os sacos e, consequentemente, sujar as ruas e fazer com que o lixo fique inapropriado para coleta”, explica Andréa Almeida, chefe de Unidade de Medição e Monitoramento do SLU.

Se não for possível adiar o descarte dos resíduos, o morador pode procurar algum dos mais de 500 papa-lixos ou um dos 23 papa-entulhos distribuídos pelo Distrito Federal. Os papa-lixos são contêineres semienterrados preparados para receber resíduos da coleta convencional, ou seja, o que não vai para a coleta seletiva. Já o papa-entulho é o espaço adequado para o descarte de restos de obra, móveis velhos e outros itens volumosos.

Além disso, vale a máxima: lugar de lixo é na lixeira. O cidadão deve descartar embalagens, papéis, entre outros resíduos no local certo. Atualmente, há mais de 21 mil lixeiras em todas as 35 regiões administrativas, mas, se não tiver nenhuma lixeira por perto, a melhor alternativa é guardar o lixo consigo até achar o local de descarte apropriado.

‌“Sabe aquele papelzinho que as pessoas costumam jogar na rua de forma despretensiosa? Se não for coletado, ele pode entupir a rede de drenagem e causar prejuízos enormes, como alagamentos e enchentes”, alerta Almeida. “Sem os garis nas ruas, precisamos ter ainda mais cuidado em não jogar lixo na rua. O Dia Sem Lixo vai nos mostrar que os garis são tão importantes que um dia sem eles, já sentimos muita falta”, completa.

‌O que fazer no Dia Sem Lixo:

⇒ Mantenha os resíduos sólidos dentro de casa ou comércio e só disponha para coleta, na rua, no quarta-feira (17);
⇒ Se preferir, utilize algum papa-lixo ou papa-entulho, conforme as especificidades de cada equipamento;
⇒ Evite jogar lixo nas ruas! Procure a lixeira mais próxima ou guarde o resíduo consigo até achar um local apropriado para descarte;
⇒ Propague a informação: comunique vizinhos, familiares e amigos sobre o Dia Sem Lixo e como eles podem ajudar na limpeza da cidade

(Agência Brasília)

Foto: Divulgação/Ag. Brasília

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

COBERTURA VACINAL | GDF segue promovendo ações nos finais de semana para alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde

Read Next

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE | A partir desta segunda (15), toda a população com mais de 6 meses pode receber a dose da vacina