A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, apresentou nesta terça-feira (13) o balanço do programa Administração Regional 24 Horas, plataforma digital criada para atender demandas de manutenção urbana nas regiões administrativas. A apresentação ocorreu durante reunião com administradores regionais no Salão Nobre do Palácio do Buriti.
De acordo com os dados oficiais, o sistema já contabiliza 67.231 solicitações, das quais 64.917 foram consideradas efetivas. Desse total, 48.672 pedidos já foram atendidos, o que representa 76,15% de resolutividade até janeiro deste ano. Outro destaque é a redução de 85% no tempo médio de resposta às demandas após a digitalização do atendimento.
“Hoje nós analisamos esses dados junto com os administradores regionais, verificando se as maiores demandas coincidiam com as ouvidorias. O objetivo é tornar a administração cada vez mais transparente, rápida e eficaz, como a população espera”, afirmou Celina Leão.
Entre os serviços mais solicitados no sistema, a pavimentação asfáltica lidera, com 10.106 pedidos. Em seguida aparecem poda de árvores, com 8.969 solicitações, e reparo na iluminação pública, com 4.699 registros. Segundo a governadora em exercício, a demanda por massa asfáltica é comum a praticamente todas as administrações regionais.
Outro ponto sensível destacado pelos administradores foi o descarte irregular de lixo e entulho, que somou 5.648 registros na plataforma. Celina Leão anunciou o endurecimento da fiscalização e a preparação de uma nova legislação para ser enviada à Câmara Legislativa do DF, prevendo multas mais severas e notificações policiais.
“Vamos apertar muito a fiscalização. Também estamos mapeando áreas críticas para receberem o programa do SLU De Cara Nova e vamos ampliar os investimentos em papa-lixo e papa-entulho”, declarou.
Durante o encontro, a governadora em exercício adiantou que, ainda em 2025, o Administração Regional 24 Horas será integrado a todos os órgãos do GDF e ao Sistema Integrado de Monitoramento e Gestão do Distrito Federal (GestãoDF). A iniciativa faz parte do plano de modernização da gestão pública por meio da integração de sistemas.
Além disso, para 2026, o governo prevê a digitalização total do serviço de pavimentação asfáltica, a emissão de 100% das solicitações por meios digitais e a criação de um painel público de transparência ativa, ampliando o acesso da população às informações e à fiscalização dos serviços.
Atualmente, o programa oferece 35 tipos de serviços voltados à manutenção, organização e conservação dos espaços públicos. As solicitações podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio do Portal do Cidadão, telefone 156, aplicativo eGDF e WhatsApp (3410-9000).
O cidadão pode optar por pedidos identificados, com login GovBR, que permitem acompanhamento em tempo real e notificações, ou por solicitações não identificadas, que geram apenas protocolo e possuem limite diário.
Com informações da Agência Brasília
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.











