O distrital novato Rogério Morro da Cruz, do PMN-DF, protocolou, nesta quinta-feira (16), um projeto de lei que propõe a criação do serviço de biblioteca móvel, denominado Baú Literário. De acordo com a proposta, o serviço será prestado por meio da utilização de ônibus adaptados para a função de biblioteca, nos quais deverá conter o acervo, além de mobiliários e equipamentos necessários.
A ideia do projeto consiste em permitir a população das diversas cidades do Distrito Federal tenham acesso ao livro e à leitura, com prioridade para aquelas que não possuem biblioteca pública.
O Baú Literário deverá funcionar com agenda previamente programada e poderá atender escolas, associações comunitárias, cooperativas e organizações sociais que desenvolvam atividades culturais em suas comunidades.
O serviço também vai estimular a promoção de clubes de leitura, bate-papos com autores, contação de histórias e outras atividades educativas destinadas à formação de leitores.
Segundo o parlamentar, entre os objetivos do serviço destacam-se a democratização do acesso à informação, à cultura e à educação, bem como o favorecimento das ações das bibliotecas públicas para que atuem como elementos catalisadores da promoção do livro e da leitura popular.
O nome baú é uma referência a maneira como os jovens e adolescentes chamam os ônibus aqui no DF. “É um serviço que visa atender a todas faixas etárias, mas principalmente os mais novos que ainda frequentam as salas de aula, daí o nome Baú Literário”, explica o deputado Rogério Morro da Cruz.
Inicialmente, o projeto seguirá para a análise das comissões da Câmara Legislativa, para depois ser submetido à aprovação do plenário e à sanção do governador.
Com informações do Gab. do deputado Rogério Morro da Cruz
Foto: Divulgação
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o @expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.