• 20 de abril de 2021

AEROPORTO DE BRASÍLIA | Detran vai fiscalizar as vias do local por videomonitoramento

A partir do dia 5 de abril, a circulação de veículos nas vias do Aeroporto Internacional de Brasília será monitorada por um novo sistema de câmeras de vigilância, que permitirão a fiscalização de trânsito remota por agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

Veja também

FERIADÃO PROLONGADO | GDF decreta ponto facultativo na próxima quinta (1º)

O videomonitoramento tem o objetivo de organizar o trânsito e proporcionar maior fluidez nas vias daquela região. Para isso, o Detran implantou um centro de controle onde os agentes terão acesso às imagens do trânsito em tempo real e poderão aplicar penalidades pelas irregularidades observadas, de acordo com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em relação a estacionamento irregular e parada além do tempo necessário para embarque e desembarque.

Leia também  MILITARES DO DF | Câmara Legislativa aprova reorganização de gratificações de PMs e Bombeiros

De acordo com o Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Lúcio Lahm, a legislação de trânsito não delimita período para o embarque e desembarque, dessa forma os agentes irão acompanhar remotamente a duração da ação. “Não podemos estipular um tempo máximo de parada, portanto a fiscalização irá autuar, por estacionamento irregular, quando não for verificado o embarque ou desembarque de passageiros, mesmo que o condutor esteja aguardando dentro veículo”, explica Lúcio.

Leia também  BLOCO DO DETRAN NA RUA | Órgão vai intensificar fiscalização durante o feriado de carnaval em todas as as cidades do DF

Parceria

As câmeras foram adquiridas pela Inframérica, concessionária que administra o aeroporto, considerando a necessidade de reforçar a segurança por se tratar de um aeroporto internacional com uma base aérea militar e a crescente movimentação de veículos no sítio aeroportuário. Ao todo, são 17 câmeras instaladas na região do sítio aeroportuário, e por meio de uma parceria, o acesso ao sistema foi cedido ao Detran, para a fiscalização de forma remota.

Leia também  ATÉ 31 DE DEZEMBRO | Codhab prorroga inscrições no programa Morar Bem

Segundo a Inframerica, dados de uma consultoria realizada em 2019, registraram que aproximadamente 1,5 milhão de veículos circulam pelo aeroporto, por ano, incluindo carros de passeio, táxis, veículos de transporte por aplicativos, ônibus e motos.

(Detran-DF)

Foto: Divulgação/Agência Brasília

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

O FINO DA POLÍTICA | As movimentações dos bastidores da política em Brasília

Read Next

AULAS EM GOIÁS | Estudantes da rede pública estadual continuarão tendo aula remota