• 5 de maio de 2024

A PARTIR DO DIA 3/11 | Ibaneis libera a população do uso de máscara em ambiente aberto no DF

A população do Distrito Federal poderá voltar a circular em ambiente aberto sem usar a máscara de proteção facial a partir do dia 3 de novembro. A suspensão da obrigatoriedade da máscara foi determinada pelo governador Ibaneis Rocha, do MDB, nesta terça (26), por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, que revoga algumas regras estabelecidas pelo GDF para enfrentar a pandemia da Covid.

De acordo com o decreto, o uso de máscara vai continuar sendo obrigatório em espaços públicos fechados, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais.

O governador Ibaneis também liberou a volta do horário de funcionamento do comércio de acordo com o alvará de cada estabelecimento, bem como diminuiu a distância de disposição de mesas em bares e restaurantes passando dos atuais 2 metros para 1 metro, o que permite aumentar a capacidade de atendimento de um dos setores mais afetados pela pandemia.

As novas medidas não se aplicam às escolas da rede pública. O decreto especifica que cabe a Secretaria de Educação definir, por meio de ato próprio, as medidas de segurança e protocolos que deverão ser cumpridos pelos estudantes, professores e demais profissionais que trabalham nas unidades de ensino.

Confira abaixo a página do decreto publicado no DODF:

 

Foto: Divulgação/Ag. Brasília

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

INFO SAÚDE-DF | Nova plataforma digital facilita acesso às unidades básicas de saúde (UBSs)

Read Next

FIQUE ATENTA | Infecção urinária acomete 80% das mulheres brasileiras