Como dizia Magalhães Pinto, “política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Você olha de novo e ela já mudou”. No entanto, existem situações em que o político age como a nuvem para continuar no poder, nem que para isso, tenha que trair aliados e/ou agir de forma sorrateira, suja e baixa. A cidade de Valparaíso de Goiás, assim como os outros mais de 5 mil cidades brasileiras, está se preparando para as eleições municipais deste ano e deve assistir a mais um caso típico de traição em busca de poder. A deputada estadual goiana, Lêda Borges (PSDB), caminha para apoiar o pré-candidato à prefeito Afrânio Pimentel, que já foi aliado da ex-prefeita Lucimar Nascimento, do PT.
A aliança, a qual Lêda Borges está consolidando, gera dúvidas no eleitor, pois, até então, a deputada sempre se declarou opositora de Afrânio e Lucimar, e, agora, vão posar de melhores amigos e devem subir ao palanque para enganar para o povo. Atitudes como da parlamentar e seus novos aliados demonstram e confirmam que eles estão pensando mais em seus interesses do que querem fazer alguma coisa pela população de Valparaíso.
Vale lembrar que foi a gestão de Lucimar que deixou os valparaisenses à míngua. O atual prefeito, Pábio Mossoró (MDB), passou por maus bocados para sanar as contas da administração pública da cidade. Do ponto de vista moral, é inaceitável que pessoas que juntam para se beneficiar do poder, voltem a administrar o que eles lá atrás deixaram no fundo do poço.
Outro ponto importante que não se pode esquecer é que em 2016, Lêda Borges apoiou Pábio Mossoró contra Afrânio Pimentel e, agora, vai mudar de lado. Recentemente, Pábio teve que trocar de partido para não ser perseguido por Lêda. Nos bastidores político valparaisense, os comentários são de que a deputada gosta de querer mandar na gestão de quem está no cargo. Como o atual prefeito não cedeu à pressão da parlamentar, ela achou melhor se aliar aos ditos opositores em busca de tentar influencia-los e manter-se no poder a qualquer custo. Para aqueles que estão enojados com a política, taí mais um exemplo claro de prática suja e baixa de quem quer se perpetuar no poder, principalmente, para se beneficiar e, o pior de tudo, enganar os eleitores. A população de Valparaíso de Goiás não merece isso.
Por José Fernando Vilela