• 29 de março de 2024

Semana de homenagens a Violeiros e Violeiras de todo o Brasil começa no Senado e termina em Planaltina

O Senado realiza, nesta segunda-feira (15), às 10h, no plenário, sessão especial, solicitada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), para comemorar o Dia Nacional da Música e da Viola Caipira e os 90 anos da música caipira.

O senador ressaltou, em sua justificativa, a importância de se conservar a memória e a cultura brasileira, sua riqueza e diversidade. Para o parlamentar, é fundamental exaltar a cultura caipira, que é uma das mais importantes do país.

Publicidade

“Quando se fala de ritmo musical que representa o caipira, um som que se propaga de um instrumento e se destaca dentre outros, é o da viola caipira. Sendo esta um dos principais símbolos. Não obstante, as canções que são entoadas com o recurso da viola passam de geração em geração, cujas raízes são preservadas e respeitadas”, argumenta o senador Izalci Lucas.

Projeto 

Outra forma de homenagear a cultura caipira, o projeto de lei que institui o dia 13 de julho como o Dia Nacional da Música e Viola Caipira (PL 399/2019) tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria, de iniciativa do deputado João Daniel (PT-SE), recebeu parecer favorável do relator, senador Luiz do Carmo (MDB-GO), e está pronta para pauta no colegiado.

A escolha do dia 13 de julho se justifica por ser a data do nascimento do jornalista, escritor, folclorista e importante etnógrafo da cultura e do dialeto caipira, Cornélio Pires, que foi organizador e divulgador da música caipira ao adaptá-la ao formato fonográfico e registrar os cantos que ouviu dos artistas populares caipiras.

Encontro e Violeiros e Violeiras do DF

O Clube do Violeiro Caipira realiza nos próximos dias 19, 20 e 21 de julho, no Complexo Cultural de Planaltina, mais um Encontro de Violeiros e Violeiras do DF, um dos maiores evento da música e da viola caipira do país, que já percorreu cidades como Brazlândia, Ceilândia e Candangolândia, e agora desembarca na cidade mais antiga do DF, palco do ciclo do ouro, que comemora neste ano, 160 anos de história, a cidade de Planaltina.

Neste ano, o Encontro de Violeiros e Violeiras do DF, tem a importante atribuição de celebrar os 90 Anos da Música Caipira, em referência ao primeiro EP gravado (disco de 78 rotações) da história, no ano de 1929, por Cornélio Pires, produtor, humorista e escritor, paulista de Tietê, que possibilitou a inserção da música caipira no meio fonográfico, no rádio e no contexto urbano.  Jorginho do Sertão, foi a primeira moda de viola, gravada naquele ano, pela dupla Caçula e Mariano.

O Encontro, ao longo de mais de 30 anos de existência, já recebeu nomes de destaque da viola caipira, como Inezita Barroso, Pena Branca e Xavantinho, Liu e Léo, Almir Sater, Renato Andrade e a reconhecida dupla de violeiros, radicada em Brasília desde 1969, Zé Mulato e Cassiano, que foi homenageada em 2018.

Começando na sexta-feira, dia 19, e com encerramento no domingo, dia 21, o Encontro de Violeiros e Violeiras do DF dá destaque à realização do Seminário ‘Música Caipira 90 Anos – Rumo aos 100’, no sábado dia 20,  visando contribuir para uma melhor reflexão sobre o futuro, a preservação e a valorização desta relevante e significativa expressão cultural brasileira, a música caipira que transpassa gerações e faz parte da nossa história. Serão realizadas duas mesas, manhã e tarde, com a participação de artistas como “As Galvão”, “Zé Mulato e Cassiano”, o pesquisador, professor e compositor Roberto Corrêa, o presidente da Associação Nacional de Violeiros do Brasil – ANVB,  Minerim, o escritor Bariani Ortêncio, produtores musicais, pesquisadores, representantes de instituições públicas e outros agentes ligados à música e à viola caipira, de várias partes do país.

O Encontro de Violeiros e Violeiras do DF contará com atrações em três ambientes distintos do Complexo Cultural de Planaltina (DF): o anfiteatro, o palco externo e sala de exposições. O público será agraciado com uma diversificada programação com apresentações de violeiros e violeiras de vários estados, além do Distrito Federal, e contará ainda com o lançamento do CD ‘Viola em Serenata’, do violeiro Claudinho da Viola, o primeiro deficiente visual a gravar um CD de viola instrumental, além de exposição de instrumentos musicais e objetos relacionados aos 90 Anos da Música Caipira, praça de alimentação, entre outras atrações ligadas ao segmento. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira – Dia 19-07-2019 – Anfiteatro

20h – Abertura com Zé Mulato e Cassiano – Lançamento do DVD gravado, ao vivo, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Vanderley e Valtecy

Volmi Batista

Irmãs Freitas (GO) – Palco externo

BAILÃO: Flávio Brasil (DF) – Palco externo

 Sábado – Dia 20-07-2019 – Anfiteatro

09h – Abertura do Seminário Música Caipira 90 Anos rumo aos 100

Atração Musical: Gabi Viola (DF)

14h – Seminário Música Caipira 90 Anos rumo aos 100 – 2ª parte

Atração Musical: Claudinho da Viola – Lançamento do CD Viola em Serenata

19h – Roberto Corrêa (DF)

Rener e Cabral

Moisés Mozer e Luiz Borges

Macedo e Mariano

As Galvão (SP)

BAILÃO: Trio Estrela de Ouro (DF) – Palco externo

Domingo – Dia 21-07-2019 – Anfiteatro

09 às 12h – Oficina de Viola com prof. Onício Rosa (Dyego Violeiro)

16h – Apresentação dos alunos do Núcleo de Ensinamento da Viola de Planaltina/DF

Juliana Andrade – SP

Idelbrando e Barcellus

Ânderes e Fernandes

Dyego e Gustavo

Pereira Da Viola (MG)

BAILÃO: André e Andrade (GO)- Palco externo

ATIVIDADES DIÁRIAS

Exposição “90 Anos da Música Caipira”,com instrumentos musicais e objetos históricos

Espaço Interativo – Música e Literatura

Praça de Alimentação

SERVIÇO

ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF

Data: 19 a 21 de JULHO de 2019

Local: Complexo Cultural de Planaltina (em frente à rodoviária) – Setor Administrativo, Via WL 02, Lote 02 Brasília/DF – CEP: 73.310-100

ENTRADA FRANCA

INFORMAÇÕES

Clube do Violeiro Caipira (61) 3301-5888 e 3301-1267

Expressão Brasiliense

Read Previous

GDF quer receber o IPVA atrasado de 448 mil veículos

Read Next

Doma Rooftop abre as portas em Brasília