Triste notícia para os sambistas! Na noite de sábado (14/06), aos, 88 anos, faleceu o fundador do Fundo de Quintal e Cacique de Ramos, Bira Presidente. O artista lutava contra um câncer de próstata super agressivo e alzheimer avançado.
Segundo informações feitas pela rede social do sambista, Bira estava internado no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste e enfrentava um câncer de próstata bem agressivo, além de estar lidando com alzheimer em estágio avançado. O sambista deixa duas filhas, dois netos e uma bisneta. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento do sambista.
Ubirajara Félix do Nascimento nasceu no dia 23 de março de 1937, no Rio de Janeiro, e ficou marcado após fundar o grupo Fundo de Quintal, no final dos anos 1970 e o Cacique de Ramos, um dos blocos de carnaval e centro cultural mais importantes do Rio. O artista também era percussionista, cantor e compositor, além de ter ajudado a transformar as rodas de samba do subúrbio carioca em um movimento musical que revolucionou o samba tradicional.
Bira passou sua juventude no bairro de Ramos, na Zona Norte do Rio e desde muito novinho, foi envolvido pelo universo do samba e do choro, frequentando rodas com figuras lendárias como Pixinguinha, João da Baiana e Donga.
Alguns dos maiores sucessos de Bira no Fundo de Quintal são: “O Show Tem Que Continuar”, “A Amizade”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, “Lucidez”.
Bira tocou pandeiro em gravações marcantes da música, como no álbum De Pé No Chão de Beth Carvalho, e acompanhou diversos artistas renomados da MPB. Sua desenvoltura e abilidade nos instrumentos do samba, fizeram com que o cantor se tornasse referência, consolidando sua reputação como um dos maiores pandeiristas.
Confira a nota de pesar do Fundo de Quintal e Cacique de Ramos
Luto
Hoje nos despedimos daquele que é o próprio Cacique
O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos e o Grupo Fundo de Quintal informam, com profundo pesar, o falecimento de Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, ocorrido às 23h55 do sábado, 14 de junho de 2025, aos 88 anos, no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca. Em decorrência de complicações relacionadas ao câncer de próstata e ao Alzheimer.
Fundador do Cacique de Ramos e um dos criadores do grupo Fundo de Quintal, Bira construiu uma trajetória marcada pela firmeza, pela ética e pela contribuição inestimável ao samba e à cultura popular brasileira.
Sua atuação no Cacique de Ramos moldou o bloco e o samba, o Doce Refúgio se tornou um espaço de referência cultural. No Fundo de Quintal, foi o ponto de partida de uma linguagem que redefiniu a roda de samba e inspirou gerações.
Bira deixa as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, e a bisneta Lua. O velório e o sepultamento serão informados assim que confirmados pela família.
Cacique de Ramos
Fundo de Quintal
Com informações do Terra
Foto: Reprodução/Instagram
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.