Pesquisa do aplicativo Voopter, que compara preços de passagens aéreas, identificou que Brasília está na lista dos 10 destinos mais buscados para o Carnaval de 2019. A cidade ocupa a 5ª posição, ficando atrás de Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Recife.
O levantamento também identificou que a Capital Federal tem a segunda tarifa mais barata para quem sai de São Paulo, por exemplo. Belo Horizonte ocupa a primeira posição.
Para a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, a junção dos componentes “custo de passagem” e “atrações carnavalescas” é um bom sinal de que investimentos nos dias de folia dão retorno para a população e para a economia da cidade. “As cidades que já estão com a festa consolidada têm, durante o Carnaval, um dos períodos que mais impactam positivamente a economia. Brasília já percebeu isso, e a tendência é que a festa cresça a cada ano”, afirma a secretária.
Mais de 200 blocos animarão a festa de Momo durante os dias de folia, no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Cultura, as ruas da cidade devem atrair 1,6 milhão de foliões, sendo que a expectativa é que 25 mil turistas venham pular o Carnaval na capital.
A lista dos blocos – com informações de data, hora e local – foi divulgada somente na quinta (21) pela Secretaria de Cultura. Veja a programação completa de carnaval.
Esquema de segurança
Durante todo o carnaval, serão deslocados 7,5 mil policiais militares especialmente para fazer a segurança dos blocos. As unidades especializadas Rotam, Gtop, Bope, Cavalaria, Operações Aéreas e o Comando de Policiamento de Trânsito vão prestar apoio.
A Polícia Civil informou que vai reforçar as equipes de plantão das delegacias próximas aos setores carnavalescos. O efetivo também vai aumentar na Delegacia da Criança e do Adolescentes e na Delegacia da Mulher.
O Departamento de Trânsito (Detran) vai reforçar a fiscalização da Lei Seca, com 40 ações educativas – 30 delas serão feitas nas proximidades dos eventos de maior público. Ao todo, 870 agentes farão controle e organização do trânsito.
Do Corpo de Bombeiros haverá 584 militares, com 84 carros, 12 ambulâncias e 28 motos para resgate.
Matéria adaptada com informações da Agência Brasília e portal G1
Foto: Divulgação/Ag. Brasília