• 20 de abril de 2019

Reservatório do Descoberto supera projeções e chega a 70,7%

Em pleno Dia Mundial da Água e em meio à crise hídrica, o Distrito Federal tem uma boa notícia. Nesta quinta-feira (22), o reservatório do Descoberto registrou 70,7% de sua capacidade. A última vez que o nível do reservatório ficou acima dos 70% foi em julho de 2016.

As medidas superaram as expectativas da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA). De acordo com as projeções do órgão, o Descoberto atingiria 65% do seu volume total no mês de março. Em abril, o volume seria de 70%, o maior valor em todo o ano de 2018.

Recuperação tímida

Apesar da boa notícia, o nível do reservatório ainda está bem inferior ao registrado antes do início da crise hídrica. Em março de 2016, o Descoberto havia ultrapassado os 96%.

O cenário do reservatório de Santa Maria não é mais animador. Nesta terça-feira (22) ele registrou 47,1% de sua capacidade, contra 82,3% há dois anos.

Fim do racionamento

A previsão da Adasa era que o Descoberto deixasse o estado de atenção quando atingisse 60%. Mas uma portaria publicada no início de março revogou o sistema, e, portanto, não há previsão de quando o racionamento deve acabar.

Apesar das alegações técnicas da Adasa, o governador Rodrigo Rollemberg garantiu que o racionamento de água termina ainda em 2018. De acordo com Rollemberg, o aumento no volume de chuvas e as obras da barragem Corumbá IV seriam as responsáveis pela antecipação do cronograma.

Matéria do G1/DF

Foto: Divulgação/G1 DF

expressaobrasiliense

Read Previous

STF concede salvo-conduto ao ex-presidente Lula até julgamento final de habeas corpus

Read Next

Agenda Cultural do EB – 23 a 25/03

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-136505599-1');