As chacinas que aconteceram em Manaus nos últimos dias ocasionaram na transferência de nove chefões da facção criminosa Família do Norte (FDN) para o Distrito Federal. Desde a noite de terça-feira (28), parte da cúpula da FDN estão encarcerados na Penitenciária Federal de Brasília, localizada no Complexo Penitenciário da Papuda, em São Sebastião.
O presídio que já abriga Marcos Camacho, o Marcola e integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), desde março deste ano, terá agora que redobrar sua segurança já que as duas facções são inimigas. Está faltando trazer bandidos do Comando Vermelho (CV) para que Brasília passe a ser conhecida como a sede administrativa do crime organizado.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do DF já havia manifestado sua insatisfação em transferir presos de alta periculosidade para a capital federal, mas o governo federal, por meio do ministro da Justiça, Sérgio Moro garantiu que não há motivo para pânico. Isso é o que ele diz!
Ocorre que essas duas organizações criminosas, que são consideradas as maiores do país, se enfrentam tanto dentro dos presídios como fora deles na disputa pelo controle do tráfico de drogas.
Os órgãos de segurança do DF temem que com a transferência da FDN, as duas facções passem a se enfrentam pelas ruas da capital, bem como nas cidades do Entorno. Segundo investigadores, já há indícios de que integrantes do PCC e do CV (se antecipando a uma possível transferência de presos do grupo) estão morando e atuando no Entorno e do DF, como Santa Maria, Gama, São Sebastião, Paranoá e Planaltina. Ainda não foi identificada a instalação de células da FDN na região.
Com informações do Correio Braziliense