• 21 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | PT nacional quer Magela concorrendo ao GDF e sepulta candidaturas de Parente e Grass

PT nacional quer Magela concorrendo ao GDF e sepulta candidaturas de Parente e Grass

Foto: Reprodução/Instagram

As movimentações e articulações do ex-deputado Geraldo Magela, do PT-DF, para ser o candidato da legenda ao GDF ecoou pelo Brasil afora e ganhou um aliado de peso: a cúpula nacional do partido. Uma fonte próxima dos ‘cabeças’ da sigla disse a coluna O Fino da Política que o PT nacional quer o ex-secretário de Habitação como o candidato de Lula ao Buriti. Segundo a fonte, o assunto está sendo articulado inclusive nas tratativas da possível criação de uma federação partidária entre o PT, PSB, PV e PC do B. Os petistas não abrem mão de ter o ‘companheiro’ Magela como cabeça de chapa.

Sem capital político

Na visão dos petistas, os outros pré-candidatos da esquerda, Rafael Parente, do PSB, Leandro Grass, do PV, e a sindicalista Rosilene Côrrea, que é do PT, não possuem experiência e nem capital político suficientes para participar de um pleito eleitoral. Assim que colocaram os nomes sobre a mesa, a história política de Magela falou mais alto e muitos dirigentes alegaram que os outros três postulantes são desconhecidos do eleitorado brasiliense.

Palanque petista

Ainda conforme a fonte, o ex-presidente Lula precisa de um palanque na capital federal à altura do seu tamanho político e não ter um candidato sem expressão concorrendo ao GDF. “O palanque do companheiro Lula no DF tem que ter a cara do PT. Nesse quesito, só o Magela tem envergadura para nos representar”, disse o petista.

‘Professorinha’ sem força

Sobre a disputa interna entre Magela e Rosilene, o interlocutor petista disse que a ‘professorinha’ não tem votos nem com sua categoria.

“Como que uma dirigente que não consegue mobilizar sua própria classe para fazer uma greve vai sair candidata ao GDF? A professorinha não tem cacife para isso. Acho que nem para distrital, ela tem votos para se eleger. Não dá. Vai ser o companheiro Magela, anote aí”, afirmou a fonte.

Paco Britto comprou a briga com Izalci

Foto: Reprodução/Flickr

O vice-governador do DF, Paco Britto, é visto como um dos mais leais e fieis aliados do governador Ibaneis Rocha, do MDB. Presidente do Avante na capital federal, Paco não hesitou em comprar briga com o senador Izalci Lucas, do PSDB, que é pré-candidato ao Buriti e divulgou vídeos, por meio da propaganda eleitoral de seu partido, atacando Ibaneis e ocupando o espaço destinado a estimular a participação das mulheres na política.

O Avante entrou com uma representação na Justiça Eleitoral contra Izalci e o PSDB-DF e foi acatada. As inserções das propagandas do tucano foram suspensas pelo TRE-DF. A atitude de Paco Britto reforça a tese de que ele continua sendo o vice ideal para o emedebista. Além de posicionar como um fiel escudeiro de Ibaneis Rocha, Paco mostrou aos dirigentes de outros partidos aliados como é que se faz quando se está em guerra.

Provou do próprio veneno

Num dos vídeos veiculados pelo PSDB-DF, Izalci Lucas diz que as mulheres não tem espaço no governo Ibaneis. Eis que o senador acabou provando do seu próprio veneno. A Justiça Eleitoral acatou a representação protocolada por Paco Britto e o Avante justamente pelo fato de o parlamentar estar ocupando as inserções partidárias destinadas às mulheres, o que dá a entender que não há participação feminina no tucanato brasiliense.

Quem quer se casar com Júlia Lucy?

Foto: Reprodução/Instagram

Desde que saiu do partido Novo, a deputada distrital Júlia Lucy está à procura de uma nova legenda. No decorrer da semana que passou, a parlamentar postou uma foto em suas redes sociais vestida de branco com a seguinte pergunta: Com quem eu vou me casar? No texto da postagem, Júlia explica que quer saber de seus eleitores qual partido ela deve se filiar. Como a união matrimonial com o Novo não prosperou, resta saber se ainda tem noivo (partido) disponível na praça que queira se casar com Júlia Lucy. Em tempo, a distrital tem até o dia 2 de abril para conseguir um pretendente, namorar, noivar e se casar. Será se dá tempo?

Paulo Fernando reforça nominata dos Republicanos para federal

Foto: Reprodução/Facebook

A cobiça dos partidos para cooptar o suplente de deputado federal Paulo Fernando para disputar novamente a uma das vagas do DF na Câmara dos Deputados chegou ao fim. Na última quarta-feira (16), o advogado ingressou no Republicanos. Ele foi uma das estrelas do evento preparado pelo partido para filiar o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão. Paulo Fernando estava no PTB e como a legenda não lhe dava condições de se candidatar para deputado federal, ele optou em sair e buscar uma nova casa.

Dirigente petebista detona José Gomes em áudio

Foto: Reprodução/Google Imagens

A saída do distrital José Gomes do PTB para o Progressistas deixou os dirigentes petebistas enfurecidos com a sua atitude. O parlamentar assumiu o comando do PTB no DF e prometeu que iria levar o partido para outro patamar nas eleições deste ano. José Gomes e sua assessoria chegou a esconder sobre sua possível troca de partido afirmando que ele não tinha como se aventurar em outra legenda por estar no comando de uma agremiação partidária. No entanto, o distrital pulou fora do barco e deixou o PTB à deriva.

A atitude de José Gomes deixou o meio político em alerta. Alguns de seus colegas da CLDF disseram para a coluna O Fino da Política que não dá mais para confiar na palavra do distrital endinheirado. Um parlamentar disse que estava cogitando em fechar dobradinha com José Gomes, já que ele vai concorrer a deputado federal, mas desistiu diante de sua postura.

Ouça a seguir o áudio do dirigente petebista Mauro Rogério sobre o distrital José Gomes:

Bia Kicis aproveita mutirão do PL para se filiar

Foto: Reprodução/Instagram

Considerada uma das mais ferrenhas defensoras do bolsonarismo no Congresso Nacional, a deputada federal Bia Kicis aproveitou o mutirão de filiações promovido pelo PL no sábado (19) para assinar a sua ficha de filiação. O presidente da República, Jair Bolsonaro, que é do PL, esteve no evento para prestigiar sua pupila. Bia está cotada para se eleger entre os mais votados e terá no PL uma concorrente de peso, a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Arthur Bernardes trai a Universal e vai apoiar Rogério Rosso para federal

Foto: Reprodução/Google Imagens

Ligado à Igreja Universal (IURD) do bispo Edir Macedo, o ex-secretário de Justiça e Cidadania do governo Rollemberg e atual secretário executivo do Escritório de Prioridades Estratégicas da Prefeitura de Goiânia, Arhur Bernardes, está sendo considerado um traidor pelos integrantes da igreja que fazem parte do Republicanos no DF. Como foi indicado para o cargo na capital goiana na cota do partido e da Universal, alguns ‘republicanos’ do DF esperavam que ele fosse ajudar os correligionários nas eleições deste ano. No entanto, Arthur Bernardes avisou que tem compromisso com o ex-governador Rogério Rosso, do Progressistas, e vai apoiá-lo para deputado federal. No DF, o Republicanos tem a expectativa de eleger dois federais e três distritais e contavam com a colaboração de Bernardes. Pelo visto, a guitarra de Rogério Rosso tocou mais o coração de Arthur Bernardes do que o livro sagrado dos homens, a bíblia.

* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista deste portal. A coluna O Fino da Política é publicada todos os domingos.

Read Previous

FORMAÇÃO PROFISSIONAL | GDF investe no ensino médio com capacitação técnica e prepara estudantes para mercado de trabalho

Read Next

HABILITAÇÃO SOCIAL 2022 | Detran-DF lança nova edição do programa nesta segunda (21)