• 22 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Pré-candidatura de Leandro Grass ao GDF vira chacota entre distritais

Pré-candidatura de Leandro Grass ao GDF vira chacota entre distritais

Foto: Reprodução/portal CLDF

No primeiro dia deste mês, o deputado distrital, Leandro Grass, da Rede, surpreendeu a política brasiliense lançando a sua pré-candidatura ao GDF. Apesar da euforia de Leandro, a repercussão do seu anúncio não foi das melhores entre seus colegas de parlamento. Em conversa com alguns distritais, este colunista constatou que o assunto virou chacota entre os deputados. Para não expor os distritais com quem conversei não revelarei suas identidades.

Marinheiro de primeira viagem

Para um distrital experiente e da base do governo, Leandro Grass está se precipitando ao querer alçar voos mais altos em seu primeiro mandato. “Não tem cabimento ele achar que já pode se candidatar ao GDF. Na política, tudo tem a sua hora e essa, com certeza, não é a vez dele. Parece até piada ele se colocar como pré-candidato”, disse o deputado.

Iludido

Na visão de outro distrital governista, Grass está sendo iludido. “Acho que as mudanças na assessoria do Grass não estão lhe fazendo bem. Quem vendeu essa ideia para ele, o está enganando”, afirmou o colega.

Não é receita de bolo

Já um distrital da oposição, ironizou a pré-candidatura de Leandro Grass. “Só porque ele contratou um ex-secretário do GDF para assessorá-lo, não quer dizer que ele vai se eleger governador. Não existe receita de bolo para se ganhar uma eleição, ainda mais para governador. Se persistir com essa ideia, vai ficar sem mandato. Se é que ele consegue se reeleger para distrital”, alfinetou.

Júlia Lucy propaga fake news sobre falta de gasolina no DF

A deputada Júlia Lucy, do Novo, sempre buscou se posicionar nas redes sociais sobre assuntos que estão em alta. Com a paralisação dos caminhoneiros, a distrital resolveu bancar de jornalista e informar a população brasiliense que no DF já estava faltando gasolina.

Foto/montagem: Reprodução/Instagram

Pediu ajuda a Bolsonaro

Em seu post nas redes, Júlia Lucy chega a pedir ao presidente Bolsonaro para que usasse de sua influência juntos aos caminhoneiros para retomar as atividades. Será se a deputada também esteve aconselhando o capitão junto com Michel Temer?

Sindicato desmente

A distrital não contava com a postagem do presidente do Sindicombustíveis-DF, Paulo Roberto Tavares, que divulgou um vídeo no perfil do Instagram da entidade informando que os postos de combustíveis da capital federal tinham produtos suficientes para atender a demanda e que a população não precisava ficar preocupada quanto a um possível desabastecimento. Em síntese, não faltou gasolina como propagou a distrital. Assista abaixo o vídeo do dirigente:

Paula Belmonte joga para plateia ao pregar o fim do foro privilegiado

Foto: Reprodução/Instagram

A deputada Paula Belmonte, do Cidadania, que é investigada pelo STF por suposta prática de caixa-dois, juntamente com o seu marido e suplente de senador, Luis Felipe Belmonte, gosta de jogar para a plateia. A parlamentar vem se manifestando publicamente sobre a não votação da PEC que põe fim ao foro privilegiado, que ultrapassou a marca dos 1.000 dias tramitando na Câmara. No entanto, a própria deputada e o chefe do clã dos Belmontes são beneficiados com o foro, pois sem ele estariam sendo investigados pela Justiça comum e talvez já tivessem sido condenados ou absolvidos.

Contratou ex-ministro do PT para defendê-la

Outro fato curioso é que Paula Belmonte contratou o ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, petista de carteirinha, para defendê-la no inquérito do STF. A pergunta que não quer calar no meio político: o que fez os Belmontes contratarem um advogado petista para defendê-los? Tem gente que acha que o casal não confia nos advogados bolsonaristas que tem ao seu redor. Vai saber…

Patriota já tem pré-candidato ao Buriti

Foto: Reprodução/Google Imagens

Após os atos políticos do dia 7 de setembro, o partido Patriota anunciou que pode ter candidatura própria ao Buriti no ano que vem. Quem vai encabeçar a chapa é o presidente local da legenda, Adalberto Monteiro. O dirigente concorreu na eleição passada como vice do general Paulo Chagas, na época, os dois eram do antigo PRP – Partido Republicano Progressista, que foi incorporado ao Patriota em 2019, e juntos obtiveram mais de 110 mil votos e ficaram em quarto, na frente de candidatos que já tiveram mandatos como Eliana Pedrosa e Alberto Fraga. Adalberto Monteiro tem se encontrado com dirigentes de outros partidos, mas, pelo visto, não anda gostando dos candidatos que estão sendo apresentados.

Fusão do DEM e PSL pode atrapalhar Fraga

Foto: Reprodução/Google Imagens

Um dos assuntos mais comentados no meio político no decorrer da semana foi a possível fusão entre o DEM e o PSL. Caso ocorra a união, o ex-deputado Fraga, que preside o DEM local e tem a intenção de concorrer à Câmara dos Deputados, pode encontrar dificuldades no seu projeto de voltar ao Congresso. O PSL-DF conta com a deputada federal Bia Kicis, que pode tentar à reeleição ou não, e tem o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, entre seus filiados e quer disputar uma das oitos vagas da bancada do DF na Câmara no ano que vem. Ou seja, se ACM Neto e Luciano Bivar baterem o martelo, a coisa não vai ficar boa.

PSL-DF em reestruturação

Enquanto as tratativas da fusão entre o DEM e o PSL não chegam ao capítulo final, o atual presidente do PSL no DF, Manoel Arruda vem trabalhando para reestruturar a legenda e tem sido muito procurado pelos pretensos candidatos aos cargos proporcionais. Manoel avisou que o partido quer candidatos que tenham comprometimento com o DF e possam ajudar no seu desenvolvimento criando alternativas para a geração de emprego e renda na região.

* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista deste portal. A coluna O Fino da Política é publicada todos os domingos.

Read Previous

DEMONSTRAÇÃO PÚBLICA | Justiça eleitoral vai mostrar segurança de urnas eletrônicas em eleições fora de época no Rio de Janeiro

Read Next

VACINAÇÃO CONTRA COVID | DF está em 4º lugar no ranking nacional da primeira dose