PL-DF ignora acordo com Ibaneis e Celina e se movimenta para ter dois nomes concorrendo ao Senado em 2026
O anúncio feito pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), de lançar sua pré-candidatura ao Senado e referendar o nome de sua vice, Celina Leão (PP), como sua sucessora para a disputa ao Buriti nas eleições de 2026, não agradou à direção do PL-DF. Os liberais começaram, então, a se movimentar nos bastidores. Fonte próxima à deputada federal Bia Kicis, que comanda a legenda na capital federal, afirmou (inclusive com letras MAIÚSCULAS) a este colunista que a parlamentar mantém sua disposição em concorrer ao Senado, mesmo com a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, sendo o principal nome do partido numa eventual composição com o grupo do emedebista e da “Leoa” para o ano que vem.
Conforme a fonte liberal, Bia tem “legitimidade como deputada mais votada do DF para colocar duas pretensões sobre a mesa”. Apesar de a parlamentar insistir em sua “disposição” de se candidatar ao Senado, politicamente, e até mesmo do ponto de vista estratégico, a conduta mais sensata seria fortalecer a chapa da “Leoa”, tendo apenas dois concorrentes ao Senado, e não três, como querem os bolsonaristas. Ainda mais se considerarmos que, atualmente, o PL integra a base do governo Ibaneis e está bem aquinhoado dentro da estrutura organizacional-administrativa do GDF, o que, convenhamos, é mais do que natural na política partidária.
O que não é comum, e pode acarretar consequências irreversíveis, é estimular a divisão do grupo. E esse racha pode ocorrer até mesmo dentro do próprio ninho bolsonarista. Até que se iniciem, de fato, as tratativas para sentar-se à mesa e definir quem vai ser o quê e bater o martelo, ainda falta um bom tempo. O caminho até lá pode ser espinhoso, com perdas (principalmente de espaços políticos) que, muitas vezes, não valem o risco de avançar o sinal amarelo de alerta.
Nos bastidores, a movimentação do PL-DF em querer lançar dois candidatos ao Senado não foi bem recebida por dirigentes de outras legendas. Alguns deles demonstram desconforto com a situação e cobram lealdade ao grupo Ibaneis-Celina, que tem honrado todos os compromissos firmados. Mas, como bem retrata a frase atribuída ao ex-governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto (1909–1992): “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.” Vamos ver como as nuvens vão se movimentar até o ano que vem.
Evandro Araújo é a aposta da vez de Bia Kicis para a CLDF
Desde que surgiu no mundo da política, a deputada federal Bia Kicis ganhou fama de ser pé-quente para quem recebe seu apoio na disputa para a Câmara Legislativa do DF. Em 2018, Bia se elegeu pela primeira vez, trazendo consigo na bagagem o distrital Daniel Donizet, até então, um ilustre desconhecido do eleitorado brasiliense, mas que hoje tem fama nacional após se aventurar em terras gaúchas e se meter em confusão com a atriz pornô Andressa Urach.
Na eleição de 2022, a deputada foi madrinha de outro desconhecido, Thiago Manzoni. O distrital tem uma linha de atuação muito parecida com a de Bia Kicis e é bastante atuante no plenário, principalmente quando o assunto é trocar farpas com a esquerda. Para 2026, a deputada vai apostar em seu assessor, Evandro Araújo. A ideia é alavancar a candidatura de Evandro, que, além de trabalhar em seu gabinete, também é presidente do PL Jovem do DF, a exemplo do que ela fez com outra assessora, a agora vereadora de São Paulo, Zoe Martinez, nas eleições municipais de 2024.
Quem não deve ter gostado nada disso é o distrital Manzoni. Ele bate no peito para dizer que se elegeu graças ao apoio de Bia Kicis. E agora? Como fica? Certamente, a deputada irá às ruas em 2026 pedir votos para Evandro Araújo. E o Manzoni? Vai se eleger com o apoio de quem? Pelo visto, Bia não costuma apoiar quem já se elegeu na campanha seguinte. Foi assim com Donizet em 2022, e tudo indica que será assim com Manzoni no ano que vem. Vale destacar que o PL hoje possui três representantes na CLDF: Manzoni, Roosevelt e Roriz Neto. Eles certamente disputarão a reeleição. Será que o partido consegue repetir o desempenho de 2022, quando conquistou quatro cadeiras? Ou, se mantiver as três atuais, quem seriam os escolhidos pelo povo? Boa sorte ao Evandro Araújo!
Dobradinha já tem apoio de simpatizantes
Enquanto os liberais não decidem o que querem, alguns eleitores já começam a manifestar suas preferências nas redes sociais para 2026. Na semana passada, um sticker com dois prováveis candidatos ao Senado começou a circular nos grupos de WhatsApp. O adesivo virtual traz a imagem do atual governador do DF, Ibaneis Rocha, com a senadora Leila (PDT). A figurinha ainda traz a frase: Meus senadores em 2026. Apesar de estarem em lados opostos, a manifestação nas redes mostra que tem eleitor disposto a votar tanto no emedebista quanto na ex-jogadora de vôlei. Ou seja, nem todo simpatizante da direita vota cegamente no grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro, assim como tem “companheiro de Lula” que reconhece o trabalho de Ibaneis à frente do GDF. E viva a democracia!
Uai, sô! Cadê minha mala?
A viagem do senador Izalci Lucas (PL-DF) para o fórum do LIDE, nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai, virou uma aventura digna de causo mineiro. O parlamentar divulgou um vídeo nas redes sociais relatando que teve a mala revistada pela PF em São Paulo antes de deixar o país, e que a mesma foi extraviada no aeroporto de Dubai. O senador reclamou que teve de esperar duas horas até encontrarem sua bagagem. E, para fechar com chave de ouro, ainda perdeu o voo de volta ao Brasil.
As trapalhadas do parlamentar dariam até um livro como ele bem disse no vídeo: As Aventuras de um Mineirin Caipira da Cidade de Araújos em Dubai. Vale lembrar que a ida de Izalci aos Emirados Árabes teve diárias de US$ 458 e passagens pagas com o dinheiro do contribuinte brasileiro, afinal, ele estava em missão oficial pelo Senado Federal. Alguém aí viu minha mala, sô?
Gustavo Rocha começa a se preparar para o ano que vem
Mesmo ainda não tendo anunciado qual será o seu futuro político, o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, começou a se preparar para as eleições do ano que vem. Nos bastidores, seu nome vem sendo cogitado como possível vice na chapa da ‘Leoa’. Entretanto, muita coisa precisa acontecer até seu nome ser efetivado. Um dos primeiros passos é se filiar a um partido. Nas rodas de conversa sobre a política brasiliense, muito se fala que Gustavo vai ingressar no Republicanos, por meio de um acordo articulado por Ibaneis Rocha diretamente com a cúpula nacional do partido. Enquanto isso não se confirma, o secretário está montando seu time. Gustavo Rocha é um dos homens de confiança de Ibaneis Rocha e sua indicação para ser vice da ‘Leoa’ é tida como estratégica para o grupo.
Feliz Páscoa e parabéns, Brasília!
O Expressão Brasiliense, por meio desta coluna, deseja a todos os seus leitores e seguidores uma feliz Páscoa. Aproveitamos também para parabenizar Brasília, a capital mais linda entre todas. Podem falar o que quiserem: Brasília é amor à primeira vista. Não há cidade no mundo que supere sua beleza arquitetônica e sua hospitalidade. Por aqui, todos são bem recebidos e acolhidos. Não tem como não se apaixonar por Brasília e por sua gente. O amor é tanto que, não por acaso, este colunista carrega quatro monumentos históricos da cidade esculpidos na pele.
Mistério da semana • Qual é o parlamentar que se diz ser o “Véi da Lancha”, mas não tem nem uma prancha de stand up paddle (aquela em que a pessoa fica em pé) para remar no Lago Paranoá? A figura política arrota pelos quatro cantos do quadradinho brasiliense que promove as festas e reuniões mais animadas em sua lancha no lago artificial idealizado por Luís Cruls e construído por JK. Um detalhe: ninguém nunca viu a peça rara sequer remando um caiaque no Paranoá, o que dirá pilotando uma lancha. Mistéééério…
* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral. Já trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do Expressão Brasiliense. Foi presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – de 2021 a 2024. E apresenta o podcast Café Expressão, pela TV Expressão no YouTube, entrevistando autoridades políticas, parlamentares, dirigentes de entidades representativas, artistas, empresários, profissionais liberais, entre outros.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal e de outros que foram expressamente autorizados. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.