Pensando no GDF em 2026, adversários já atiram na leoa nos bastidores
Depois que o governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, declarou que quer ver a sua vice, Celina Leão, do PP, dando continuidade ao seu trabalho no Palácio do Buriti a partir de 2026, ano em que ocorrem as eleições gerais, a leoa passou a ser alvo de seus adversários nos bastidores. Apesar de ainda faltar um bom tempo até o pleito eleitoral, aliados dos pretensos candidatos ao GDF começaram a destilar veneno contra Celina. O pessoal tem jogado baixo e tem inventado cada coisa que até quem está contando a mentira não acredita na fake news. A turma que quer assumir o comando do GDF a partir de 2027 vai insistir nessa tática de fritar a leoa até a próxima disputa eleitoral.
Centrão se impõe e Lula cede
Acostumados a estar sempre no poder, parlamentares de partidos do Centrão, que tem o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, do PP-AL, como principal líder, têm buscado impor seus desejos e interesses ao governo Lula. No decorrer da semana passada, o presidente Lula, do PT, anunciou a troca de comando no Ministério do Turismo. O petista atendeu a solicitação do União Brasil, legenda que conta com 59 deputados e oito senadores, entre eles o ex-juiz Sérgio Moro, e colocou o deputado Celso Sabino, do PA, no lugar de Daniela do Waguinho, que deixou a legenda rumo ao Republicanos. No entanto, Lula já sinalizou que não vai atender a todos os pedidos do Centrão, que está de olho nos Ministérios da Saúde, do Esporte e do Desenvolvimento Social. O petista mandou avisar que essas são pastas que são de sua cota pessoal. Como quem está de olho é o Centrão, vamos ver até quando o petista vai segurar essa pressão.
Lira vazou para curtir Safadão
Os vídeos e as imagens que circularam nas redes sociais durante a semana em que o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, do PP-AL, aparece viajando a bordo de um cruzeiro do cantor Wesley Safadão causou um ti-ti-ti danado no meio político. Os mais próximos de Lira refutaram a divulgação das imagens. Os invejosos criticaram a postura do presidente. E os opositores colocaram lenha na fogueira. O que mudou nas nossas vidas? Nada, pois vamos continuar pagando essa conta. E na do Arthur Lira? Menos ainda. E para o governo Lula? Depende. A falta de aprovação do PLP do arcabouço fiscal modificado pelo Senado, uma das prioridades do Executivo, ficou para agosto.
Reajuste das forças de segurança vence mais uma etapa
Conforme divulgamos na edição anterior da coluna O Fino da Política, o Congresso Nacional aprovou, na quarta-feira (12), o PLN do reajuste salarial das forças de segurança pública do DF. A recomposição salarial é aguardada há muitos anos pelos policiais civis, PMs e bombeiros da capital federal e era uma promessa do governador Ibaneis Rocha desde o seu primeiro mandato, mas só o governo Lula atendeu a sua solicitação. Na proposta original encaminhada pelo GDF, o aumento de 18% deveria ser pago numa única parcela. Já o PLN que foi negociado com o governo Lula e aprovado pelos congressistas estipula que o pagamento será realizado em duas parcelas: a primeira, em julho deste ano e a segunda em janeiro de 2024.
Bem articulado no Republicanos, Gilvan Maximo ficou com a relatoria
Novato no Congresso Nacional, o deputado Gilvan Maximo, do Republicanos, foi indicado pelo seu partido, o Republicanos para ser o relator do PLN do reajuste salarial das forças de segurança pública do DF. Em seu parecer, Gilvan exaltou o trabalho realizado pela Polícia Civil (PCDF), Polícia Militar (PMDF) e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF). Inicialmente, a relatoria estava prevista para ficar com o deputado Odair Cunha, do PT-SP, mas Gilvan Maximo mostrou força, se movimentou nos bastidores e assumiu a função. O ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, demonstra que já está se familiarizando com a Câmara dos Deputados e está ocupando espaço.
Daniel Donizet vai ter que se explicar
Um dos assuntos mais comentados nos últimos dias no meio político brasiliense é o caso de violência sexual envolvendo o deputado distrital, Daniel Donizet, do PL, um de seus assessores e três garotas de programas. De acordo com a denúncia feita por uma das profissionais do sexo, o auxiliar do parlamentar agrediu uma delas num motel na presença do distrital. O episódio está repercutindo no noticiário desde quinta (13). A atual legislatura da Câmara Legislativa do DF (CLDF) possui quatro deputadas. A Procuradora Especial da Mulher da CLDF, a deputada doutora Jane, quer ter acesso às investigações da PCDF para avaliar a situação. O caso se tornou o assunto das férias parlamentares de julho. Nos corredores da CLDF tem gente especulando que o distrital está na corda bamba e suscetível a uma cassação. Tudo vai depender das provas. A primeira semana do retorno dos trabalhos da CLDF em agosto vai sinalizar se os distritais vão querer explicações oficiais ou informais de Daniel Donizet. Em nota divulgada, o parlamentar informou que não se encontrava no local.
MDB não vai mais ingressar na federação PSDB-Cidadania
O possível ingresso do MDB na federação PSDB-Cidadania não passou de cortina de fumaça. Os emedebistas miravam aumentar a bancada de parlamentares no Congresso Nacional. Já para a federação PSDB-Cidadania, a união com o MDB seria a salvação da lavoura considerando que o desempenho nas últimas eleições foi bem vergonhoso. Como a legislação não prevê o ingresso de outro partido no decorrer dos quatro anos obrigatórios da ‘coligação camuflada’, a aliança não prosperou.
Movimento habitacional comemora retorno do MCMV
Ao relançar o programa Minha Casa, Minha Vida, o governo Lula alimentou a esperança de milhares de famílias brasileiras que ainda não possuem o seu imóvel próprio. Os movimentos habitacionais vibraram com o anúncio feito pelo presidente petista. Durante os dois primeiros mandatos de Lula, as associações e cooperativas voltadas para habitação de interesse social construíram milhares de casas e apartamentos populares por meio do financiamento do programa. Na gestão passada, o tal Casa Amarela foi um fiasco para essas entidades habitacionais. A volta do MCMV serve como alento para o movimento que foi ignorado pelo governo Bolsonaro. Aqui no DF, as entidades habitacionais participaram da construção de cidades como Samambaia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Santa Maria.
GDF vai dar ponto facultativo nos dias de jogos da seleção feminina na Copa do Mundo da Austrália
Seguindo o exemplo do governo federal, o GDF também vai decretar ponto facultativo nos dias de jogos da seleção feminina na Copa do Mundo da Austrália, que começa no dia 20 de julho e vai até 20 de agosto. Na primeira fase, dois jogos do Brasil caem em dia da semana. A atitude do governo Ibaneis confirma, mais uma vez, o compromisso, o respeito e a atenção que é dada para o público feminino. O GDF de Ibaneis Rocha tem muitas mulheres ocupando cargos estratégicos e ele sempre fez questão de enaltecer a participação de suas auxiliares em sua administração. O gesto de apoiar a seleção feminina de futebol é mais uma demonstração de que o GDF valoriza a mulher. Bora torcer para as meninas. Pra frente, Brasil!
* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É apresentador do podcast Café Expressão. É presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – desde 2021.
OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.