• 19 de abril de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Os bastidores da política em Brasília

Ibaneis Rocha botou a máquina do GDF para girar a todo vapor

O governo do advogado Ibaneis Rocha está caminhando para encerrar seu primeiro ano com mais vitórias do que derrotas, diferente de muitos dos que lhe antecederam no Palácio do Buriti. Ibaneis entrará 2020 com um orçamento elaborado por sua equipe. Este ano, o GDF foi obrigado a operar basicamente as diretrizes orçamentárias herdadas do fraquíssimo governo do pessebista Rodrigo Rollemberg. E mesmo assim, Ibaneis e sua equipe está se saindo muito bem. O governador do DF está conseguindo realizar feitos importantes como dar uma solução definitiva para as tão sofríveis ruas de Vicente Pires, dinamizou os serviços prestados por alguns órgãos como o Detran e o BRB, por exemplo. E está colocando as contas em dia com os servidores públicos. Aliás, em meio a essa quebradeira dos estados brasileiros, o DF tem sido um dos poucos que vem honrando seus compromissos. Não porque quem lhe antecedeu deixou dinheiro em caixa. Pelo contrário. Rodrigo Rollemberg deixou um rombo maior do que Agnelo, que inclusive foi seu principal argumento durante seu mandato. A tal da “herança maldita”. Veja como são as coisas. Ibaneis Rocha mesmo com toda a falta de recursos, se virou nos 30, como se diz por aí, e botou a máquina do GDF para girar.

As emendas ao orçamento e seus padrinhos

Reunião da CMO

Encerrado o prazo para protocolar as emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU), os parlamentares começaram a briga da comunicação para divulgar quem é o autor do que. A prática é considerada comum nos corredores do Congresso Nacional. Entretanto, o que chama a atenção são os valores divulgados por algumas “Excelências”. É permitido aos parlamentares indicar emendas por meio individual, pela bancada e pelas comissões que participam. O curioso é que tem parlamentar que está divulgando recursos acima até do que eles podem por lei. Nessa hora, todo mundo quer ser o padrinho.

Rafael Prudente fez um breve balanço de sua gestão na CLDF

Durante a semana que passou, na quarta-feira, dia 30, o presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Rafael Prudente, MDB, recebeu um grupo de blogueiros para uma conversa informal. O emedebista falou sobre sua gestão na CLDF. Prudente ressaltou que a casa fez alguns cortes de despesas e que cerca de R$ 25 milhões foram devolvidos aos cofres do GDF para que sejam aplicados em benfeitorias para a população do Distrito Federal.

Quem está bancando a Globo?

Tem uma pergunta que está circulando nos corredores da Esplanada dos Ministérios: Quem está bancando o grupo Globo já que não está mais recebendo campanhas publicitárias do governo federal? O governo Bolsonaro vem divulgando suas peças em outras emissoras e grupos de comunicação. A Globo tem ficado à mingua. Agora você entende porque tantos factoides vêm sendo criados pela plim plim. Quanto a quem está sustentando a Globo, dizem por aí que há amigos da esquerda e gente ligada as milícias cariocas.

Família Bolsonaro em pé de guerra com ex-aliados

A família do presidente Jair Bolsonaro não deixa barato os ataques de seus antigos aliados. Parece que a cada semana, um dos ex entra em conflito ou com o presidente ou um dos “meninos”. A semana que passou, a bola da vez foi o deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP). Frota e Eduardo Bolsonaro se encontraram numa comissão da Câmara e se estranharam. Bolsonaro, o pai, também esteve no meio do embate com o deputado-ator.

Frase para Refletir

“Dizem a verdade aqueles que afirmam que as más companhias conduzem os homens à forca”, Nicolau Maquiavel (1469 – 1527), italiano, filósofo, historiador, poeta, diplomata e considerado o fundador do pensamento e da ciência política.

Por José Fernando Vilela

Expressão Brasiliense

Read Previous

DESAVENÇAS | Bolsonaro volta a falar em retirar a concessão da Rede Globo em 2022

Read Next

TRANSPORTE PÚBLICO | BRB assume processamento do Sistema de Bilhetagem Automática Usuários terão acesso a 73 lojas e aplicativo para recarga e consultas