• 21 de novembro de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Na primeira semana de campanha, pesquisas confirmam favoritismo de Ibaneis Rocha

Na primeira semana de campanha, pesquisas confirmam favoritismo de Ibaneis Rocha

Foto: Reprodução/Flickr – Ibaneis Rocha

Agora que a população já sabe quem são os candidatos ao GDF, os institutos de pesquisas tendem a intensificarem a coleta de dados e consultas perante o eleitor até o fim do 1º turno. Nesta primeira semana de campanha, institutos de pesquisas divulgaram sondagens realizadas junto ao eleitorado brasiliense e, em todas elas, o atual governador do DF, Ibaneis Rocha, do MDB, está na liderança e com chances de liquidar a fatura já no dia 2 de outubro considerando apenas os votos válidos.

Ibaneis Rocha possui uma larga vantagem sobre seus adversários. Tem pesquisa que se somar a quantidade de pontos de todos os oponentes do emedebista, eles não chegam nem a empatar com o candidato a reeleição.

Apoio popular

Para quem não acredita nos dados coletados pelos institutos junto ao eleitorado, basta ir a um evento que conta com a presença de Ibaneis. O emedebista tem arrastado uma multidão de gente por onde tem passado, coisa que não se vê do lado dos adversários. Tem candidato que preferiu gastar parte de seus milhões contratando ônibus, pessoal para balançar bandeira e gritar seu nome, e seguranças para parecer que em alta. Porém, o eleitor sabe que não passa de claque contratada.

Petistas se negam a pedir voto para Leandro Grass

Os dados divulgados pelas recentes pesquisas eleitorais sobre o desempenho do distrital Leandro Grass, do PV, na corrida ao Buriti, confirmam o que está coluna tem publicado a respeito do candidato da Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB). Os ‘companheiros’ do PT estão silenciosamente se negando a pedir votos para ele. A ordem é pedir voto para Lula e ajudar seu federal e distrital, Leandro Grass que se exploda para lá. Segundo fontes petistas, a meta do PT-DF é eleger de dois a três distritais e de um a dois federais. E, certamente, o líder máximo, Lula da Silva para o Planalto. O restante que se…

Keka prefere a libidinagem do que ser Clementina

Foto: Reprodução/Instagram – Keka Bagno

Com as aparições dos candidatos ao GDF em debates, nos bastidores, muita gente quer entender por que a candidata do PSol ao GDF, Keka Bagno, não gosta de usar seu nome civil, Clementina e prefere usar um termo que ao se pesquisar no Google, a ferramenta traz a definição de que em Portugal, mesmo que a grafia da palavra seja diferente, quando se diz que quer dar uma ‘KEKA’, significa que quer ter relação sexual com outra pessoa. No Havaí, o mesmo termo significa ‘pura’ ou ‘virginal’. Estranho como essa alcunha da candidata traz mensagens subliminares sobre a libidinagem.

PO aproveita campanha para vender seus empreendimentos

Foto: Reprodução/Google Imagens

O empresário e candidato ao GDF pelo PSD, Paulo Octávio, realmente, não é homem de perder negócios. PO fez questão de incluir o lançamento de um de seus empreendimentos em Águas Claras na agenda de campanha. Ele já está sinalizando que caso seja eleito vai transformar o GDF num balcão de negócios. Como o próprio PO disse no debate da Band TV, suas empresas prestam serviços relevantes para Brasília. Assim fica fácil garantir, que caso se eleja, ele vai gerar 100 mil empregos no DF, pois certamente suas Organizações será uma das que mais vai contratar pessoal. Ou seja, ele quer mais uma galinha dos ovos de ouro à sua disposição.

Suplente de Flávia Arruda troca lançamento de campanha por posse no TSE

Foto: Reprodução/Google Imagens

Uma ausência muito comentada durante o lançamento oficial de campanha da chapa Unidos pelo DF foi do suplente da deputada Flávia Arruda, do PL, que concorre ao Senado, Luiz Pastore, do MDB. No mesmo horário em que a chapa dava o seu pontapé inicial, o milionário Pastore, que está como senador em exercício pelo Espírito Santo, circulava no salão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a posse do ministro do STF, Alexandre de Moraes, como presidente da Corte. Pelo visto, a deputada Flávia esqueceu de avisar seu suplente que a campanha começou.

Discurso de Sebastião Coelho está fora do tom do TRE-DF

Foto: Reprodução/Instagram-TRE-DF

O discurso proferido pelo vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE), desembargador Sebastião Coelho da Silva, na sexta-feira (19), deixou seus colegas que atuam na Corte numa saia justa. O magistrado foi duro com suas críticas direcionadas ao recém-empossado presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

O presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, por sua vez, esteve na cerimônia de posse de Moraes acompanhado de Sebastião Coelho. O perfil oficial do órgão nas redes sociais inclusive divulgou uma foto dos dois no TSE. Belinati participou do encontro do ministro Alexandre de Moraes com os presidentes dos TREs, no dia seguinte a posse, o que demonstra que a posição de Sebastião Coelho é isolada.

Sem espaço, Paula Belmonte se contenta em concorrer para distrital

Foto: Reprodução/Google Imagens

Depois de chorar, gritar, dar show em frente às câmeras, a deputada federal, Paula Belmonte, do Cidadania, decidiu concorrer para deputada distrital. Paula tentou concorrer ao Senado, não deu certo. Ao GDF, também não deu. As alternativas que lhe restaram foram federal ou distrital. Como sabe que a nominata para concorrer à reeleição não a favorece, ela vai arriscar e tentar se eleger para a Câmara Legislativa do DF (CLDF). Os Belmontes estão fadados a ficar chupando dedo na próxima legislatura.

Servidores da Saúde querem Marli no Congresso

Foto: Divulgação

A sindicalista e servidora aposentada da Secretaria de Saúde do DF, Marli da Saúde, tem tudo para ser a representante da saúde da capital federal na Câmara dos Deputados. Na última sexta, Marli lotou o simbólico Clube da Saúde com centenas de servidores da saúde que foram até o local para manifestar apoio a sua candidatura para deputada federal pelo MDB. Desde que Frejat saiu do Congresso, os servidores da saúde se sentem abandonados, mas diante da mobilização e prova de união para eleger Marli da Saúde, eles têm tudo para voltar a ter representatividade no parlamento federal. Marli iniciou sua carreira na saúde em 1983 e em 2009 passou a fazer parte do SindSaúde-DF, chegando à presidência da entidade sindical em 2013.

Frase do Fino

“Vocês se lembram da crise hídrica, de que o governador anterior chamou o cacique Cobra Coral para trazer chuva e culpou os agricultores da cidade (de Brazlândia) pela falta de água. O Ibaneis resolveu esse problema e fez muito pela cidade. Olha o tanto que foi feito aqui”, disse Celina Leão em discurso em Brazlândia ao lembrar dos tempos do governo Rollemberg.

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em Marketing Político e Eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

Read Previous

ENGAJAMENTO FALSO | Meta (Facebook) processa empresas brasileiras que vendem seguidores

Read Next

DETRAN NAS ESCOLAS | Professores da rede pública podem se matricular no curso Mobilidade e Trânsito até dia 28